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Evento debate políticas públicas, ambiente digital e o mercado para os pequenos negócios, no Sebrae/PR | ASN Nacional

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As atividades do XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa contou a exibição de painéis temáticos com assuntos voltados ao interesse dos empreendedores, nesta sexta-feira (28). Realizado no auditório do Sebrae/PR, em Curitiba, o encontro contou com a presença de 30 associações estaduais e sete federações ligadas ao empreendedorismo das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Durante sua participação na introdução do evento, o secretário da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo (Sempe), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Transacção e Serviços (MDIC), Milton Coelho, afirmou estar honrado de participar da construção de novas ideias, do desenvolvimento econômico e social brasílio tendo uma vez que base o segmento da micro e pequena empresa.

“Nesse momento, estamos diante de um grande repto que é a retomada econômica, depois do período de paralisação que nos abateu com a pandemia. Porquê Poder Público, devemos facilitar nos desafios frequentes, ter o papel ativo de promotor das diversas políticas e do pedestal àqueles que se dedicam a pretexto”, ressaltou.

O secretário também destacou os desafios ligados à trouxa tributária do Programa Pátrio de Espeque às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e a mobilização necessária para enfrentar os problemas, uma vez que o aproximação ao crédito.

“Quando foi instituído o Programa, as empresas participantes tiveram aproximação à taxa Selic de 2% e à taxa de lucro de 1,25%. Hoje, elas estão em 13,75% e 6%, respectivamente. Esse é um dos principais desafios e precisamos promover essa discussão para encontrar meios de uma redução. As MPE são as grandes geradoras de trabalho e, por isso, precisamos edificar medidas, com foco no limitado prazo, para que possam impactar as suas vidas e os seus negócios”, finalizou Milton Coelho.

No período da tarde, o vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, participou da programação.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, participou ao lado do presidente do Juízo Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, e do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.

Programação temática
Com o ponto “O mundo do dedo e o prolongamento do seu negócio e das vendas”, a primeira palestra do dia contou com a participação do diretor-técnico do Sebrae Pátrio, Bruno Quick, e do diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete.

Dados de 2023 do Do dedo Brazil apontam que 182 milhões de brasileiros possuem aproximação à internet, sendo que 152 milhões são usuários de redes sociais. Aliás, a pesquisa Transformação Do dedo nos Pequenos Negócios, divulgada pelo Sebrae, em 2022, apresenta que 99% das micro e pequenas empresas (MPE) afirmam utilizar a rede em seus negócios, de qualquer modo. Em 2018, eram 82%. Isso, de congraçamento com Rissete, permite o aproximação a novos mercados e clientes.

O diretor-técnico do Sebrae Pátrio, Bruno Quick, e o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, participaram de quadro durante o evento.

“Esse espaço não é voltado exclusivamente para a venda, mas é também uma forma de se posicionar. Mais de 80% dos consumidores fazem pesquisas on-line antes de efetuar uma compra ou escolher um resultado e as empresas precisam estar nesse envolvente. Por isso, os aprendizados da pandemia devem ser mantidos e consolidados, pois o processo é contínuo”, explicou o diretor-técnico do Sebrae/PR.

Hoje, no Brasil, são mais de 19 milhões de pequenos negócios. Desses, 29% não vende pela internet, segundo pesquisa do Sebrae em parceria com a FGV, de janeiro de 2023. Aliás, existem 115 milhões de e-compradores, aqueles que efetuam compras em espaços uma vez que o negócio do dedo.

O diretor-técnico do Sebrae Pátrio, Bruno Quick, ressaltou que faz segmento da atuação do Sebrae facilitar ao empreendedor a pensar em novas tecnologias e tendências que podem ser aplicadas.

“A internet, principalmente com as redes sociais, não é só mais um via, é um impulsionador de negócios. O empreendedor precisa levar isso em conta para o seu negócio, pensando em uma vez que entender os consumidores. Isso vem criando novos modelos de negócios com a finalidade de melhorar a experiência do cliente”, comentou.

Obstáculos
Os empreendedores têm desafios específicos para seguir oriente caminho, uma vez que a falta de recursos financeiros para investir em tecnologia, a concorrência com grandes empresas, a dificuldade de adaptações às mudanças tecnológicas e a falta de conhecimento sobre uma vez que utilizar as ferramentas digitais de maneira eficiente.

“O Sebrae tem diferentes ações voltadas para a venda on-line, sobre uma vez que impulsionar os negócios, dominar as redes sociais e melhorar a gestão. Oferecemos esses e outras maneiras de poder atender aos anseios e às necessidades dos consumidores”, completou o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete.

XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa

O evento é realizado pela Confederação Pátrio das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Sebrae/PR, Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Famepar) e Instituto Pátrio da Micro e Pequena Empresa (Monampe). São apoiadores e patrocinadores da iniciativa: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Transacção e Serviços; Sistema Fecomércio Sesc Senac PR; Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Sistema Faep/Senar-PR; Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar); Associação Pátrio de Fomento Mercantil (Anfac); Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme); Fomento Paraná; e Secretaria da Indústria, Transacção e Serviços do Governo do Estado do Paraná (Seic).

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