O Paraná sediou, nesta sexta-feira (28), o XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa, em Curitiba. No evento, empreendedores, especialistas e lideranças empresariais e governamentais discutiram questões relacionadas ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas e o fomento ao empreendedorismo.
Durante os pronunciamentos de orifício do evento, realizado no Sebrae/PR, o histórico de luta dos presidentes Ercílio Santinoni e Luiz Lemos Leite tiveram lugar de destaque. Todos os oradores fizeram questão de primar o pioneirismo e a perseverança das duas lideranças na luta por mais políticas públicas e na resguardo dos direitos dos empresários responsáveis por micro e pequenas empresas, não somente no Paraná, mas em todo o Brasil.
“Se estamos presentes neste momento, é devido à incrível resiliência e dedicação de vida de Ercílio e Luiz Leite, indivíduos que se tornaram imprescindíveis. A nossa alegria em estar cá é fruto dos passos dados por aqueles que nunca desistiram e enfrentaram todas as dificuldades, pessoas que possuem um projeto de luta permanente na vida”, resumiu Décio Lima.
O presidente do Sebrae Vernáculo também afirmou que, atualmente, as micro e pequenas empresas representam 99% das empresas brasileiras.
“Somos um pouco verdadeiramente fantástico. E é importante compreendermos nossa grandeza. Os pequenos são os grandes, representando 85% da empregabilidade no Brasil. Contrariando a crença popular, os empregos não são fornecidos pelos poderosos, pelos grandes ou pelos conglomerados financeiros, mas, sim, pela extraordinária capilaridade e resiliência histórica dos pequenos empreendedores, que se mantêm em um mercado econômico volátil para produzir caminhos seguros para o porvir”, completou.
Ercílio Santinoni deu destaque para a preço do Simples Vernáculo para os pequenos negócios.
“Vivemos um momento muito peculiar para os pequenos negócios, em que precisamos de um novo Simples Vernáculo e a garantia da sua perpetuidade na reforma tributária. Confiamos que o Governo Federalista, através de Milton Coelho, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedorismo e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Negócio e Serviços, e a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, com o deputado Jorge Goetten, vão prometer avanços e melhores ambientes para os pequenos negócios”, afirmou o presidente do Fopeme.
Além da reforma tributária, foi também ponto recorrente nos pronunciamentos dos representantes do Governo Federalista a premência de redução da taxa de juros para impulsionar o desenvolvimento dos pequenos negócios.
“Na Secretaria, vou satisfazer o papel de articulador das políticas públicas voltadas para as micro e pequenas empresas. O Poder Público deve ter um papel ativo de fomento das políticas e do esteio àqueles que se dedicam à iniciativa privada e à atividade econômica. Vamos trabalhar para encolher as taxas de juros. Estarei, pessoalmente, hipotecado nesta tarefa”, pactuou o secretário do MDIC, Milton Coelho.
Consoante com a fala do presidente do Sebrae Vernáculo sobre a subtracção de juros, o deputado federalista Jorge Goetten ressaltou que os parlamentares que compõem a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, no Congresso Vernáculo, também estarão comprometidos com a justificação.
“Com humildade e união, pretendo trabalhar em conjunto com meus colegas congressistas da frente parlamentar mista para levar benefícios ao setor. Nosso objetivo é implementar as leis necessárias para impulsionar o desenvolvimento do setor e promover melhorias significativas”, destacou Jorge.
Presenças
A orifício do evento contou também com a presença do secretário de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo – do Ministério do Desenvolvimento, Negócio e Serviços (MDIC), Milton Coelho; do presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa e deputado federalista, Jorge Goetten; do presidente da Associação Vernáculo de Fomento Mercantil (Anfac), Luiz Lemos Leite; presidente da Jucepar, Marcos Rigoni; do diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná, Renato Maçaneiro; do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; do diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete; do diretor de Governo e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto; lideranças e empreendedores de 30 associações e sete federações.
XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa
O evento é realizado pela Confederação Vernáculo das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Sebrae/PR, Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Famepar) e Instituto Vernáculo da Micro e Pequena Empresa (Monampe). São apoiadores e patrocinadores da iniciativa: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Negócio e Serviços; Sistema Fecomércio Sesc Senac PR; Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Sistema Faep/Senar-PR; Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar); Associação Vernáculo de Fomento Mercantil (Anfac); Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme); Fomento Paraná; e Secretaria da Indústria, Negócio e Serviços do Governo do Estado do Paraná (Seic).