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Sebrae/PR lança guia especial com tendências para o setor de bem-estar | ASN Nacional

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O Sebrae/PR preparou uma edição peculiar do Guia de Tendências para os empreendedores do segmento de bem-estar. O teor oferece uma visão atualizada sobre as mudanças no consumo e no estilo de vida dos clientes, muito porquê estratégias para tornar seus negócios mais preparados para o horizonte. Com dados atuais e dez tendências específicas para o setor, esse estudo apresenta inovações e perspectivas de mercado.

Segundo Mauricio Reck, consultor do Sebrae/PR, o material foi desenvolvido com o propósito de fornecer informações e de explicar o funcionamento das tendências e seu impacto no consumo. Aliás, o Guia de Tendências apresenta exemplos de empresas que as aplicam na prática.

“O mercado do bem-estar é enorme e em metódico desenvolvimento em todo o mundo e sua relevância ficou ainda mais evidente no pós-Covid. Por isso, abordamos neste material setores porquê venustidade, saúde e outros que crescem em todo o mundo. Também destacamos as principais forças macroeconômicas e tendências nesses setores, e porquê o desenvolvimento sustentável é uma das principais direções futuras nesse contexto”, observa Reck.

É verosímil conferir também no material o “Data Guia: Muito-Estar”, onde os usuários terão aproximação a um teor abrangente do mercado, incluindo gráficos e dados que mostram porquê o setor de bem-estar se transformou perante as mudanças nos comportamento de consumo e porquê isso afetou a vida das pessoas do mundo todo. O material mostra ainda que, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, fica evidente que as pessoas estão mais conscientes da relevância de cuidar de si mesmas.

Dentre os dados apresentados, destaca-se um estudo da McKinsey (2021) que revelou que 79% dos entrevistados reconhecem a relevância do bem-estar, sendo que 42% o consideram uma das principais prioridades. Aliás, o mercado global de bem-estar ultrapassa a marca de US$ 1,5 trilhão e continua a apresentar um desenvolvimento anual estimado entre 5% e 10%, principalmente no que se refere a serviços e a produtos ligados aos setores fitness, saúde, nutrição, ar, sono e mindfulness (termo que pode ser traduzido porquê “atenção plena”).

Odete Barros, proprietária do Salão Perfect de Toledo e gestora do projeto social Libélula. Crédito: registo pessoal.

Crescendo e compartilhando

No mundo do empreendedorismo de bem-estar, histórias inspiradoras de indivíduos que superam obstáculos e alcançam o sucesso são uma manadeira de motivação e exemplo. Um desses casos é o de Odete Barro, proprietária do Salão Perfect de Toledo, no oeste do Estado, uma empreendedora que encontrou no mundo da venustidade sua vocação e sucesso profissional.

Ela conta que, quando começou nessa espaço, teve muita dificuldade de encontrar pessoas que passassem conhecimento e que estivessem dispostas a ensinar. Por isso, desenvolveu um projeto social chamado Libélula, que profissionaliza mulheres na espaço da venustidade.

“Percebi que tudo o que não tive no início da minha jornada, posso agora oferecer em termos de conhecimento, desde empreendedorismo, marketing e gestão, até a ‘mão na tamanho’ o curso prático. Seja em conhecimento, seja em exemplo ou até mesmo um parecer, sempre podemos mudar a vida de alguém para melhor. E a espaço da venustidade me ensinou isso”, enfatiza a empresária.

Tecnologia em prol da venustidade

Kamilla Loyane, fundadora da startup Lolita Formosa, de Cascavel, também no oeste paranaense, percebeu durante sua formação porquê esteticista a falta de uma plataforma na sua região que facilitasse a vida de profissionais e clientes interessados em serviços de estética. Com suporte do Sebrae, ela lançou um aplicativo, em 2019, para suprir essa demanda.

Kamilla Loyane, da startup Lolita, de Cascavel. Crédito: Kauã Veronese.

Com esse app, os clientes podem pesquisar, agendar e remunerar on-line por serviços de cabeleireiro, manicure e massagista. Ela também inovou ao oferecer cupons de descontos para dias de menor movimento. Além do aplicativo, a startup lançou o site, que funciona porquê um e-commerce de produtos para cuidados com a pele, corpo e cabelo.

“Na era, estavam surgindo muitas clínicas e salões, ou seja, era um mercado que estava saturado. Foi aí que comecei a pensar em porquê poderia inovar e me diferenciar nessa espaço. O forçoso é reunir preço justo e qualidade no serviço, isso promove uma democratização da estética”, afirma a empreendedora.

Esse e outros materiais ligados a tendências estão disponíveis gratuitamente no site: www.sebraepr.com.br/tendencias/.

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