O Sebrae e o Governo do Ceará assinaram, nesta sexta-feira (16), um Protocolo de Intenções que tem por objetivo realizar ações conjuntas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios do estado. O presidente do Sebrae, Décio Lima, e o governador Elmano de Freitas anunciaram a parceria em Fortaleza. O convénio terá vigência até o termo de 2024.
O dirigente do Sebrae ressalta que a parceria é um caminho que o estado e a instituição apresentam ao Brasil de forma a contribuir para superar o momento de dificuldade econômica. “Neste ano, no governo Lula já contabilizamos 700 milénio novos empregos e os dados demonstram que os pequenos negócios são o quarto Resultado Interno Bruto (PIB) do Brasil na risco do desenvolvimento. Esta parceria possibilita ser uma porta de inclusão para oferecer ao pequeno negócio e ao Microempreendedor Individual (MEI) um envolvente melhor e sucesso no processo econômico”, avaliou.
O convénio prevê que o Sebrae poderá realizar ações de consultoria, orientação, capacitação e aproximação ao mercado, com o objetivo de melhorar o nível dos negócios locais, tornando-os mais competitivos. Por sua vez, o governo estadual ficará com a divulgação, a mobilização e indicação do público-alvo que participará das ações.
“Para nós é sempre um motivo de orgulho que o Estado do Ceará possa intensificar, melhorar e aprimorar a parceria com o Sebrae. Que possamos desenvolver projetos de espeque aos pequenos negócios cearense, que geram serviço e oportunidades para o nosso povo”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Trade Turístico
Pela manhã, Décio Lima, escoltado do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, reuniu-se com representantes do trade turístico cearense para discutir possíveis parcerias para aumentar o impacto das atividades turísticas na economia do estado, na redução da pobreza e para substanciar o compromisso do Sebrae com os pequenos negócios.
Ele também ouviu o relato dos empreendedores do setor sobre os resultados das parcerias com o Sebrae no estado, com destaque para ações porquê o Selo de Qualidade Empresarial, estruturação de rotas turísticas e espeque aos pequenos negócios do segmento de eventos. “O Turismo é uma das principais vocações do estado e a grande maioria das empresas são de pequeno porte. O Sebrae é muito atuante quando o tema é Turismo e vamos unir esforços para aumentarmos o impacto positivo das mais de 50 atividades que englobam esse segmento”, pontuou o presidente do Sebrae.