Principal apoiador das micro e pequenas empresas brasileiras, o Sebrae quer ampliar a sua participação no fomento ao ecossistema de inovação vernáculo. Com esse objetivo, a entidade apresentou na manhã desta terça-feira (02) o Sebrae Startups, uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para estimular o empreendedorismo inovador em todo o Brasil.
Somente em 2023, o Sebrae pretende investir R$ 312 milhões no ecossistema, ao estugar negócios, disponibilizar tecnologias para empresas de todos os setores e fomentar ambientes de inovação pelo país. O lançamento da plataforma ocorreu no estande do Sebrae no Web Summit Rio, a versão brasileira de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.
Somente em 2022, os programas do Sebrae em todos os estados brasileiros impactaram 7.777 negócios. Estimativas de entidades e empresas de dados, uma vez que o Sling Hub, apontam que o país conta atualmente com murado de 20 milénio startups. Com a plataforma, o Sebrae pretende atender em 2023 metade desse número: 10 milénio empresas. Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a meta é audaciosa, porém harmónico com o protagonismo que a entidade já possui no setor.
“O Sebrae é, historicamente, um dos grandes fomentadores do ecossistema brasiliano de inovação. Esta plataforma chega para reunir todas as nossas iniciativas para as startups. Temos uma capilaridade no país uma vez que nenhuma outra entidade, logo há muito para contribuir. O empreendedorismo, em privativo na extensão da inovação , é fundamental para o desenvolvimento do país no médio e longo prazo”, afirma Lima.
Atualmente, todas as unidades estaduais do Sebrae executam ações de fomento a startups e ao ecossistema de inovação. A plataforma lançada irá casar todas essas iniciativas e colocá-las em uma mesma rede, facilitando a troca de ideias e conhecimento. Uma das apostas é aproveitar boas práticas desenvolvidas em cada região e nacionalizá-las, além de formar um hub de conexão com parceiros uma vez que grandes empresas do ramo tecnológico, instituições públicas e governamentais, gestoras de venture capital, entre outros.
Além da abrangência e capilaridade vernáculo, outro diferencial do Sebrae Startups é estribar todas as etapas do desenvolvimento de uma empresa, desde o surgimento da teoria, passando pelas fases de operação e tração, antes que o negócio se torne scale-up, estágio em que já cresce em graduação.
Das 7.777 startups apoiadas pelo Sebrae em 2022, 69,5% são microempresas que faturam até R$ 360 milénio por ano, 12,9% são pequenas, de R$ 360 milénio a R$ 4,8 milhões, e 17,6% têm faturamento anual entre R$ 4,8 milhões e R$ 300 milhões, consideradas de médio porte. Aliás, os negócios atendidos na sua maioria – 33,2% – surgiram entre 2020 e 2022, mostrando a aceleração que a pandemia proporcionou na transformação do dedo de vários segmentos econômicos.
Um dos desafios para os próximos anos é aprofundar a expansão das startups por todas as regiões do país. Segundo levantamento de 2022 do Sebrae, 73,5% das empresas atendidas estão localizadas no Sudeste e Sul do Brasil. Além das ações estaduais, passam a fazer segmento da plataforma Sebrae Startups iniciativas em regiões estratégicas do país uma vez que o Inova Amazônia e o StartupNE (Nordeste), que já atuam no desenvolvimento dos ecossistemas locais. Também integrarão a plataforma programas de amplitude vernáculo uma vez que o Sebrae Like a Boss, o Inovativa Brasil, o Sebraetec, entre outros.
Iniciativas futuras
Para atingir a meta de 10 milénio empresas atendidas em 2023, o Sebrae Startups já está preparando algumas iniciativas para os próximos meses. Uma delas é o programa 1k+ Startups, que levará ao evento Startup Summit, em agosto, milénio startups, que poderão expor durante um dos três dias da feira, participar de rodadas de conexão com fundos de venture capital, representantes de programas de internacionalização e grandes empresas com iniciativas de inovação ensejo. O Startup Summit, inclusive, passa a ser o principal evento da marca Sebrae Startups. A edição de 2023 será entre 23 e 25 de agosto em Florianópolis (SC).
Em 2022, inclusive, Santa Catarina passou a ser Polo de Referência Sebrae em Startup, solução do Sistema que reúne as melhores práticas e iniciativas para desenvolvimento do ecossistema brasiliano. Foi no contextura do Polo de Referência que a marca Sebrae Startups foi criada, fortalecendo o posicionamento da entidade neste envolvente.
Outra iniciativa que será apresentada em agosto, no Startup Summit, é o Observatório Sebrae Startups, para monitorar o setor por meio de levantamentos e pesquisas frequentes.
Sebrae Startups no Web Summit
Pela primeira vez, o Web Summit está sendo realizado na América Latina. O evento ocorre entre os dias 1º e 4 de maio, no Rio de Janeiro. Todos os ingressos foram vendidos, e a organização espera um público de até 20 milénio pessoas de dezenas de países nos quatro dias na capital fluminense. A apresentação da novidade plataforma foi feita em meio a essa atmosfera. O Sebrae tem um largo estande na feira, que contará com um mini auditório. Na programação do estande, está prevista uma competição de pitches de startups apoiadas pelo Sebrae em todo o país, além da apresentação de programas de fomento a startups e de parceiros estratégicos da entidade.
Sobre o Sebrae Startups
O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O novo projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para produzir a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país. Mais informações em www.sebraestartups.com.br.