Início Negócios Inovação muda a cara do país ao impulsionar negócios, inclusão social e...

Inovação muda a cara do país ao impulsionar negócios, inclusão social e econômica | ASN Nacional

94
0


O Startup Summit, considerado um dos principais eventos do ecossistema de inovação no Brasil, começou nesta quarta-feira (23) em tom aspiracional, posicionando a inovação uma vez que mola propulsora do desenvolvimento no Brasil. A 6ª edição promete ser a maior e mais disruptiva de todos os tempos, com 40 milénio participantes nos formatos presencial e on-line. O primeiro dia foi marcado pelo debate sobre os efeitos da inovação na economia. Serão mais de 200 palestrantes nacionais e internacionais. O empreendedorismo feminino ganha destaque com o Sebrae Delas, fortalecendo o compromisso com impacto social.

O superintendente do Sebrae/SC, Carlos Fonseca, deu as boas-vindas, destacando que o evento está desempenado à proposta ESG da instituição. Na sequência, Célio Bernardi, presidente da Associação Mercantil e Industrial de Florianópolis, provocou: “Temos o duelo de levar novas soluções para o mercado e sabemos que as próximas inovações sairão cá de dentro”. A tecnologia uma vez que instrumento de inclusão social esteve na fala de Iomani Engelmann, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia: “Acreditamos que o Brasil pode ser dissemelhante e vamos ajudar a transformar seu potencial em desenvolvimento”.

“As empresas só terão horizonte com produtividade, diferenciação e valor confederado. E zero disso é provável sem inovação”, disse o diretor Bruno Quick durante a rombo do evento. Crédito: Cristiano Andujar.

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae, citou Santa Catarina uma vez que exemplo por alinhar agendas a nível municipal, estadual e pátrio para superar barreiras. O diretor convidou todos a replicarem o movimento da inovação pelo país.

“O Summit é verdadeiramente uma mola, reúne players do ecossistema e faz rodear no Brasil a virilidade da inovação. Assim vamos transformar a verdade desse país”.

Quick completou: “As empresas só terão horizonte com produtividade, diferenciação e valor confederado. E zero disso é provável sem inovação. Acreditamos que a inovação também é o caminho para ressignificar a instrução no Brasil”.

Mensagem do presidente do Sebrae, Décio Lima. Crédito: Cristiano Andujar.

Em participação por vídeo, o presidente do Sebrae Vernáculo, Décio Lima, compartilhou a responsabilidade de protagonizar debates sobre o Brasil do amanhã. “Levante é o momento de revolucionar o mundo e fazer sobrevir”, defendeu Lima, destacando a prestígio de investir em pesquisa e empresas inovadoras.

“O Brasil é uma economia gigante de pequenos negócios. Eles trazem incremento e inclusão social para o nosso país”, acrescentou.

José Zeferino Pedroso, presidente do Parecer Vernáculo do Sebrae, desejou que todos aproveitem a oportunidade de inovar. Invitação reforçado pelo prefeito de Florianópolis, Topazio Neto.

A iniciativa do Sebrae de realizar do Startup Summit foi elogiada pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Melo. “Fazer política também é respaldar e valorizar as habilidades técnicas. Precisamos inovar mais e provocar esse movimento com eventos uma vez que esse”, afirmou. Jorginho destacou o protagonismo do setor e a formação de profissionais por meio e parceria entre o Sebrae e a Fiesc. “Vamos dar resposta a essa vazio entre oferta e demanda de vagas no setor de tecnologia”, completou o governador.

Segredos do Marketing Digital

O pontapé da programação no Startup Summit foi oferecido por um dos maiores especialistas do mundo em conversão de vendas e responsável dos livros Landing Page Optimization e Unleash Your Primal Brain: Tim Ash. Ao abordar a razão e a emoção, Tim desmistificou uma vez que as pessoas pensam e por que tomam certas atitudes. “O que decide mesmo são as emoções. Nosso cérebro gosta de escolhas simples”, ressaltou. “As pessoas são preguiçosas e impacientes. Muitas vezes, os websites são criados para quem tem tempo. Mas não!”, corrigiu o noticiarista.

Palestra do noticiarista Tim Ash no Startup Summit. Crédito: Cristiano Andujar.

O palestrante apresentou estratégias ligadas ao poder que a emoção pode gerar na decisão dos clientes e, assim, promover o sucesso do negócio:

  1. Fazer o negócio mais rentável ser a primeira opção;
  2. Utilizar o prazer e a oportunidade a seu obséquio, além de amplificar dor/problema;
  3. Produzir propriedade sobre os produtos por meio de testes e personalização;
  4. Valorizar textos, imagens e movimento, evitando distrações na apresentação e websites;
  5. Oferecer pequenos serviços e produtos gratuitos, pois eles trazem reciprocidade.

Por termo, Ash afirmou que, apesar do atual enfoque oferecido à Lucidez Sintético, não é ela que ditará o sucesso de empresas e startups. “Não se trata de tecnologia. Se quiser uma curso longa no negócio, procure saber e entender uma vez que as pessoas chegaram até ali. Essa é a verdadeira psicologia evolucionária”. O ator, empresário e sócio da Titanium Inc, Felipe Titto, encerrou o primeiro dia do evento com a palestra “Porquê ser um empreendedor vencedor”.

Um dos estandes que está atraindo participantes traz a temática “Presente na história e no horizonte de Floripa”. Trata-se de espaço voltado para gerar conexões e potencializar o associativismo por meio de uma experiência imersiva na história da entidade e na núcleo da capital catarinense. “Estamos abordando a inovação e o empreendedorismo uma vez que fortes elementos presentes no DNA da ACIF”, ressalta o presidente da entidade, Célio Bernardi.

Compromissos com ações ESG

A 6ª edição do Startup Summit promove o empoderamento feminino, responsabilidade ambiental, inclusão social e governança das startups. A tributo do Sebrae Delas rendeu frutos significativos: pela primeira vez o número de palestrantes do sexo feminino ultrapassa o de homens. No totalidade, 116 mulheres impulsionam a variedade de vozes e perspectivas. O evento também implementou um projecto completo de gestão de resíduos com ações práticas de sustentabilidade. Em parceria com a Comunidade Empreendedora e Junior Achievement, o evento recebe 410 jovens em situação de vulnerabilidade visando inspirar a próxima geração de empreendedores, ampliar horizontes e oportunidades.

Sobre o Startup Summit

O evento é realizado pelo Sebrae com esteio da plataforma Sebrae Startups, pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), e acontece em Florianópolis entre 23 e 25 de agosto. São mais de 200 palestrantes nacionais e internacionais, 21 trilhas de teor nos 8 palcos, além do Lounge Sebrae Delas. Entre os grandes nomes desta edição, estão o responsável best-seller Eric Ries, André Street, Deborah Piscione, Daniel Moczydlower, Fernanda Ribeiro. A expectativa é reunir 40 milénio pessoas, grande segmento formada por dona de negócios de tecnologia ou interessadas em empreender.

Saiba mais em https://www.startupsummit.com.br/.

Artigo anteriorRolling Stones: Boatos de novo álbum ganham força – 23/08/2023 – Música
Próximo artigoNovo filme de Adam Sandler recebe 88% de aprovação no Rotten Tomatoes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui