Lideranças, técnicos, prefeitos e especialistas do setor de turismo das cinco regiões do Brasil concluíram, nesta sexta-feira (12), as visitas técnicas, debates e trocas de experiências com foco no desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). As atividades do dia foram realizadas na Fecomércio PR e contaram com a apresentação do trabalho realizado no DTI de Curitiba, que reúne os setores público, privado, instituições de ensino e comunidade.
O grupo realizou visitas em pontos estratégicos que trabalham com o ponto na capital paranaense, uma vez que o Mercado Municipal, a Rancho Urbana, o Jardim Botânico e o FabLab, modelos que conectam as pessoas com a cidade e trazem novos significados para ambientes públicos. A coordenadora de Turismo do Sebrae Vernáculo, Ana Clévia, explicou que a vivência possibilita que os gestores tenham entrada a ações que podem ser replicadas em suas cidades.
“Essa aproximação permite que os gestores dos 12 municípios possam produzir uma rede onde as experiências, desafios e soluções locais possam ser compartilhadas e percebidas, a término de promover melhorias para suas regiões. Com a ininterrupção do programa, vamos seguir ao lado dos participantes para contribuir na realização de ações que possam fortalecer os DTI”, afirmou.
A ação teve uma vez que foco promover a troca de conhecimentos e experiências entre os destinos turísticos brasileiros participantes do programa, por meio de uma agenda institucional, vivencial e técnica.
A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), Tatiana Turra, apresentou o DTI de Curitiba, explicou sobre a formação do grupo na capital paranaense e a identificação de diferentes pontos de atuação.
“Realizamos visitas técnicas para espaços conhecidos de turismo, mas nós vamos um passo primeiro, ir além do olhar para os atrativos turísticos e ver também uma vez que os ambientes presentes na cidade podem servir ao turismo dentro desse processo”, pontuou.
Outro ponto da programação foi realizado, na quarta-feira (10), com a assinatura do termo de compromisso do Programa Turismo Horizonte Brasil, uma parceria entre o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o propósito de estimular o desenvolvimento dos destinos e negócios em 12 cidades brasileiras.
“Quanto melhor for a cidade para quem mora, mais conseguível e disponível será para o turista. Estamos trabalhando com o objetivo de ampliar a interação e integração do visitante durante toda a jornada, para que isso possa melhorar a experiência do turista e do morador lugar”, ressaltou a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez.
O vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo César Nauiack, indicou a premência de destinar esforços ao ponto.
“O pertencimento do negócio, do turismo e dos serviços é fundamental. Reforçamos o comprometimento da Fecomércio PR em ampliar as ações do turismo e de estar presente nesse ecossistema”, completou.
O prefeito de Penedo (AL), Ronaldo Lopes, ressaltou os 387 anos de história do município e de uma vez que isso, ao lado dos espaços culturais da cidade, possuem valor para atração de investimento.
“Vemos o turismo uma vez que grande incentivador à geração de serviço e de renda na nossa cidade. Com a assessoria do Sebrae e do Bid e o intercâmbio entre o nosso grupo, vamos ter a possibilidade de compreender os objetivos de uma forma mais rápida e mostrar o nosso espaço além das praias da região, conhecidas por todo o Brasil”, indicou.
O diretor de políticas de turismo e inovação da Belotur, em Belo Horizonte (MG), Marcos Boffa, exaltou a premência de encontrar meios de movimentar todo o ecossistema.
“Curitiba é um orientação estabelecido e essa experiência nos auxilia a saber e continuar nos processos. É uma marcha contínua, onde é preciso manter o fôlego para encontrar as melhores formas de fortalecer a cidade uma vez que um DTI. O Programa Turismo Horizonte Brasil será um grande apoiador para que possamos seguir com o trabalho”, comentou.
DTI
Programa Turismo Horizonte Brasil é uma parceria estratégica estabelecida entre o Sebrae Vernáculo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dos quais objetivo é estribar a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação da estratégia de Sorte Turístico Inteligente em doze municípios no Brasil.
A estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) será aplicada em: Pirenópolis (GO) e Bonito (MS), no Núcleo-Oeste; Penedo (AL), São Luís (MA) e Recife (PE), no Nordeste; Belém (PA) e Novo Airão (AM), no Setentrião; Curitiba (PR) e Bombinhas (SC), no Sul; e Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ), no Sudeste.