Início Negócios Venezuelana recomeça a vida como empreendedora em Roraima e conquista reconhecimento do...

Venezuelana recomeça a vida como empreendedora em Roraima e conquista reconhecimento do Sebrae | ASN Nacional

65
0

[ad_1]

Formada em engenharia industrial, a artesã venezuelana Norelis Madriz veio para o Brasil em 2019 com o objetivo de reiniciar a vida em seguida a grave crise econômica e humanitária em seu país de origem. Foi com exclusivamente algumas mudas de roupa, a filha de exclusivamente 10 meses, R$ 30 e poucos dólares no bolso que a empreendedora começou uma novidade jornada em Roraima. Com a sua história

de superação, Norelis foi uma das finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023 e conquistou o segundo lugar na categoria Microempreendedora Individual (MEI), ao ocupar o seu sustento e levar esperança para outros artesãos de seu país.

A loja ProCriArt Awekü, em Boa Vista, foi criada em 2021 e tem peças de 10 artistas e artesãos venezuelanos e indígenas das etnias Taurepang e Warao e ajuda, por meio da venda e distribuição de seu artesanato, a um grupo de pessoas que não conseguiu trespassar daquele país. “O linguagem acaba sendo um repto para mim, logo eu me esforço para falar o sumo de palavras em português e fazer os clientes entenderem o que quero transmitir para eles sobre os objetos e variedade de peças”, ressalta a artesã.

Para trespassar da informalidade e transfixar um MEI, a venezuelana procurou o Sebrae. “Daí em frente foi incrível, porque procurei participar de capacitações e logo passei a ser atendida pelo Sebrae Delas. Recebi consultorias em finanças, marketing do dedo e conheci outras mulheres empreendedoras que, sem incerteza, me deram forças para seguir em frente”, lembra. “Não foram só capacitações, mas uma espécie de ajuda psicológica, emocional”, completou.

Em 2022, foi a vez de Norelis compartilhar a sua história com outras mulheres refugiadas no abrigo da Operação Acolhida, no Dia Internacional do Imigrante em 2022. “Espero que eu seja inspiração para outras mães e para outras mulheres que desejam empreender no Brasil e no mundo”, afirmou a empresária que deseja continuar dando palestras sobre o tema do empreendedorismo. Para o horizonte, a venezuelana vislumbra ter mais pontos de venda espalhados pela cidade e investir no negócio pela internet.

Sebrae Delas

O programa é uma iniciativa do Sebrae que apoia, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender. É uma forma de orientar, inspirar as empreendedoras a vender mais, aumentar seus lucros, ocupar novos clientes e fechar novos contratos. Nos últimos cinco anos, o Sebrae já atendeu mais de 14,2 milhões de empreendedoras. Saiba mais aqui.

[ad_2]

Artigo anteriorMelhores viagens para 2024: Brasília é única cidade brasileira em lista do ‘New York Times’ | Turismo e Viagem
Próximo artigo3 cores de cabelo para usar neste verão