[ad_1]
Os vencedores da 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, lanço Bahia, foram recebidos pela diretoria executiva do Sebrae Bahia, na sede da instituição em Salvador, na manhã desta terça-feira (29), para um moca da manhã para a entrega dos troféus e outros prêmios da iniciativa.
A solenidade contou com a presença do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, do diretor-técnico, Franklin Santos, e do assessor Jones Roble, representante do diretor de Gestão e Finanças, Victor Lopes, além do gerente de Marketing e Informação da entidade, Marcos Araújo, e do coordenador da Dependência Sebrae de Notícias, Pedro Soledade.

Em seu oração de boas-vindas, Khoury parabenizou os vencedores e afirmou que o PSJ e o encontro desta manhã se devem ao reconhecimento da valor dos jornalistas para o trabalho desenvolvido pelo Sebrae. “O trabalho de publicar o que está sendo feito é tão importante quanto fazer as coisas acontecerem. Tem muita gente que precisa do trabalho do Sebrae, as micro e pequenas empresas, principalmente, e, muitas vezes, elas desconhecem as possibilidades de entrada, mas ficamos contentes de poder relatar com vocês para fazer chegar as informações aos pequenos negócios, para aqueles que têm mais dificuldade da informação, mais carência do nosso trabalho”, reconheceu.
Segundo o diretor Franklin Santos, foi uma felicidade receber os premiados na sede do Sebrae. “Essa é a morada do empreendedor, a morada do micro e pequeno empresário e a gente não seria, com certeza, a sexta marca mais importante do Brasil se não fosse a ajuda, a tributo e a colaboração de todos vocês da prelo com o Sebrae e com todos nós que tentamos fazer esse trabalho de promover o empreendedorismo e fazer com que as empresas sejam mais competitivas e mais sustentáveis”, reconheceu Franklin. E completou: “Estamos torcendo por vocês nas etapas que virão e na expectativa de poder fazer uma grande sarau pro premiado baiano que vai lucrar a lanço pátrio”.
Já o assessor Jones Roble ressaltou que a realização do Prêmio Sebrae de Jornalismo vai além do objetivo de substanciar o trabalho dos jornalistas, tem o intuito também de dar visibilidade para o que está sendo dito. “As notícias são fundamentais para a democracia no sentido de falar da liberdade de frase, mas é mais do que isso. Quando se divulga alguma coisa de um empreendedor, a gente mostra para as pessoas que existe um caminho, um caminho para que elas vivam melhor”, enfatizou.
A solenidade também contou com a participação da percentagem julgadora do 10º PSJ, na presença das juradas Jaciara Santos, diretora de Informação da Associação Bahiana de Prelo (ABI); e de Isabel Ribeiro, gerente-adjunta de Gestão Estratégica do Sebrae Bahia.
Premiados
O tema do PSJ oriente ano é “A tributo dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país” e destaca a valor dos trabalhos de profissionais de prelo que contribuem para o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil. Ao todo, 85 matérias concorreram nas categorias texto, áudio, vídeo e retrato, sendo 40 classificadas e 12 finalistas.

Na categoria Áudio, a material vencedora foi da Rádio Alba, intitulada “A tributo dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. A representante do trabalho, Aline Damazio, agradeceu pela premiação e reconheceu que o trabalho jornalístico é feito por muitas mãos. “Ninguém faz zero sozinho, cada um tem o seu papel super importante, a tributo de cada um para que você tenha um trabalho tão bonito. Ao final, as pessoas que deram entrevista falam ‘ficou tão dissemelhante de quando você veio cá, sou eu mesma?’ e esse é o mais importante, é fazer as histórias brilharem”, concluiu.

Já na categoria Texto, a vencedora foi a material do Portal A Tarde “Empreendedoras Negras revelam novos olhares sobre a formosura feminina”, assinada pela jornalista Thaís Seixas, que é tricampeã do prêmio. A jornalista ainda ficou em segundo lugar em Áudio, categoria em que também já venceu nas duas últimas edições. “Foi mais um duelo tentar concorrer com texto e deu claro. É importante e foi bom para mim participar com uma material que fala sobre o trabalho de empreendedoras negras, em um ano em que as juradas e as representantes dos vencedores são todas mulheres. Que bom poder relatar a história de mulheres com as quais eu tive contato e continuarei tendo”, afirmou a jornalista, que pontuou que o prêmio já entrou no calendário de produção dos veículos por incentivar a categoria a ir em procura de novas histórias.

Na categoria Foto, o primeiro e o segundo lugares ficaram com Ana Albuquerque, pela material “Mangueira, um pedaço da Bahia”, publicada no Correio 24 Horas. Estreante no prêmio e recém-chegada na superfície de fotojornalismo, Ana ficou feliz por ter seu trabalho reconhecido. “Decidi entrar nessa superfície de repórter fotográfico há um ano e estar cá hoje, campeã em primeiro e segundo lugares, é muita felicidade, muita emoção” expressou. Ana ainda complementou afirmando ser a terceira mulher da sua família que também empreende. “A gente vem caminhando com a ajuda do Sebrae”, concluiu.

A categoria vídeo teve uma vez que vencedora a material “Amora Brinquedos: empreendedorismo social de inclusão com bonecas antirracistas”, do grupo A Tarde. A material foi uma produção do A Tarde Play, núcleo de produção de vídeo do grupo A Tarde, estruturado há menos de um ano. Emocionada, a representante do trabalho, Laís Rocha, expressou que “são inúmeros os desafios em trabalhar com jornalismo e com o audiovisual, mas o paixão pela profissão, pelo jornalismo profissional, e a credibilidade de trabalhar no grupo A Tarde, um veículo de 110 anos, compensam”.
Os primeiros colocados das respectivas categorias receberam troféu, um aparelho celular iPhone 14 e certificado pelo desempenho na competição. A vitória da lanço Bahia garante aos quatro vencedores do estado concorrerem na lanço regional Nordeste, que garantirá ao vencedor disputar o prêmio pátrio.
Confira os demais trabalhos vencedores:
Categoria Áudio
1º lugar – “A tributo dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país” (Rádio Alba)
2º lugar – “Cooperativas fomentam a produção e levam o moca da Bahia para o mundo” (Rádio Educadora da Bahia)
3º lugar – “Afroempreendedorismo em Salvador” (Rádio BandNews FM)
Categoria Texto
1º lugar – Thaís Seixas: “Empreendedoras negras revelam novos olhares sobre a formosura feminina” (Portal A Tarde)
2º lugar – Bruna Fortaleza Branco Araújo: “Delícias de caboto: projeto uniu mulheres em situação de vulnerabilidade na pandemia” (Aratu Online)
3º lugar – Priscila Natividade: “A vaga é prateada” (Jornal Correio)
Categoria Foto
1º lugar – Ana Albuquerque: “Mangueira, um pedaço da Bahia” (Correio 24 horas)
2º lugar – Ana Albuquerque: “Brechó, uma sentença de sucesso” (Correio 24 horas)
3º lugar – Marina Silva: “Mulheres que levam a Gamboa de plebeu para cima” (Jornal Correio)
Categoria Vídeo
1º lugar – “Amora Brinquedos: empreendedorismo social de inclusão com bonecas antirracistas” (Grupo A Tarde)
2º lugar – “Afroempreendedorismo e resistência (TV Bahia)
3º lugar –“Jovem transforma vidas com música, voga e arte em Salvador” (TV Aratu)
[ad_2]