A escova progressiva serve para diminuir o volume dos cabelos, rasar os fios e reduzir o frizz, mas pode originar danos aos fios se você não tomar os devidos cuidados. “A progressiva forma no fio o que chamamos de maçã do paixão: cria uma categoria claro em torno do fio. Por ter o pH ácido, faz o alisamento interno, resultando em cintilação e fios lisos”, explica o hair stylist Oswaldo Sérgio Lopes.
Riscos da progressiva
Algumas progressivas possuem formol, por isso é preciso ter zelo com o contato com a pele, assim uma vez que evitar outras químicas no cabelo. “Marrons e vermelhos podem tolerar alterações de cor. Por tal razão, é importante sempre procurar um bom profissional”, recomenda o perito.
Cuidados com raízes oleosas
Mesmo quem tem o cabelo ressecado costuma tolerar com a raiz oleosa e com a descamação do epiderme peludo em seguida a emprego do resultado. “Isso é um processo de transformação à base de produtos fortes e sensibiliza o epiderme peludo, deixando o cabelo oleoso por um tempo”, explica o consultor de cabelo Cosme da Silva de Oliveira. Nota-se, portanto, a premência de cuidados específicos ao fazer a progressiva.
Tratamentos para oleosidade
A oleosidade excessiva costuma parar em seguida a terceira lavagem dos fios, mas é importante usar produtos adequados. “Lave diariamente com um xampu tempestivo para raiz oleosa e use condicionador somente no comprimento dos fios. Outrossim, lave o cabelo com chuva morna ou em temperatura envolvente e evite usar o secador quente”, sugere a dermatologista Aline Pantano Marcassi. A profissional explica que outro paisagem que influencia a oleosidade é o ato de passar a mão várias vezes ao dia no cabelo, já que ajuda na dissipação da oleosidade ao longo do fio.
Preço de utilizar o resultado correto
Para manter os cabelos alisados bonitos e saudáveis, há algumas dicas: procure usar um xampu próprio para cabelos com progressiva e, de preferência, sem sal, “pois é melhor para evitar que os fios fiquem enrijecidos”, acrescenta Andrea Guedes, empresária e hair stylist.
Técnicas para hidratar os cabelos
Visando evitar que o cabelo sofra com fios ressecados, é fundamental cuidar da hidratação. “A regra básica é empregar uma máscara nutritiva em vivenda, semanalmente ou a cada 15 dias. Óleos capilares também são indicados, porque têm textura ligeiro e reparam os fios sem tarar”, indica o hair stylist Edu Rodriguez.
Segundo o profissional, formulações à base de ojon, monoi e manteiga de murumuru hidratam profundamente, reduzindo o volume e o frizz. Outrossim, ele indica, a cada dois meses, investir em um tratamento de choque no salão, uma vez que a cauterização ou a reposição de queratina, que fortificam os cabelos.