[ad_1]
Bungee Jumping, escalada, parapente e rapel são algumas atividades radicais que causam insensível na ventre em algumas pessoas, mas fazem outras se deslocarem milhares de quilômetros para praticá-las. O turismo de façanha tem desenvolvido no país, de convénio com pesquisa do Instituto Brasiliano de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2022. No Espírito Santo, a cidade de Pancas, com suas montanhas e paisagem única, tem despertado a atenção de aventureiros de diversos lugares do Brasil.
O município tem grande potencial para se tornar referência vernáculo no setor. O maior rodeio de tirolesas da América Latina, com mais de três quilômetros de extensão, está sendo construído na cidade, desde março de 2023. Outrossim, Pancas sediou, em agosto deste ano, o primeiro festival de balonismo do estado, que contou com o escora da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) e do Serviço de Escora às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).
O dentista João Luís Pereira, que pratica escalada porquê hobby há muitos anos, mora em Santa Catarina e é um exemplo de turista que foi atraído ao estado devido aos atributos que a cidade dispõe. “Eu não conhecia o Espírito Santo, e a primeira vez que eu visitei foi para ir a Pancas, que era o início de um fado de escalada”, relata. O escalador conta que se apaixonou pela região em sua primeira visitante, em 2014. Desde portanto, João Luís tem retornado à cidade com frequência.
Apesar de ser pouco publicado, o município tem ganhado destaque, atraindo cada vez mais visitantes. De convénio com o empresário Fabio Eggert, que é proprietário do Sítio Cantinho do Firmamento, empreendimento turístico na região, a demanda pela prática de turismo de façanha vem crescendo nos últimos anos. “A cada ano que passa, tem aumentado o fluxo de turistas, tanto para esportes radicais, quanto para somente saber Pancas”, afirma.
O empresário ressalta ainda que a capacidade visual da cidade torna verosímil explorar uma ampla gama de atividades turísticas e atender diferentes públicos. “A princípio, os visitantes vinham somente para escaladas. Depois disso, abrimos uma via de rapel e a jornada da Pedra do Camelo, que atraem muitas pessoas”, destaca. Devido a essa pluralidade, Eggert atende desde escaladores que querem praticar esportes radicais a famílias que buscam resfolgar no chalé da propriedade e apreciar a paisagem.
No primícias de seu negócio, Fabio Eggert contou com o escora da Secretaria de Turismo de Pancas e do Sebrae/ES, que foi crucial para desenvolver o empreendimento que atualmente é referência na região. “Logo quando comecei, há tapume de 13 anos, tive consultoria com o Sebrae/ES. Ainda estava no processo de formar as ideias, portanto eles me mostraram o caminho que eu precisava seguir, e eu agradeço imensamente por isso ter ocorrido”, relata.
O turismo de Pancas continua recebendo escora e investimento. De convénio com o exegeta do Sebrae/ES Sergio Saquetto, a entidade realizou em 2023, em colaboração com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ações para capacitar os empresários locais. “Por meio da parceria com a CDL lugar, promovemos diversas oficinas nos últimos anos, que contaram com a participação de empreendedores ligados ao segmento turístico” pontua. Dentre as mentorias realizadas recentemente, o profissional destaca as oficinas “A Foto que Vende”, “Google Meu Negócio” e “Instagram – Transformando Seguidores em Clientes”.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]
Marcela Reis: (27) 99272-2170/ [email protected]
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Meão de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Filial Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, somente para fins jornalísticos, mediante a citação da Filial.
[ad_2]