A vida de Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira, ganhou homenagem em forma de rota turística do Rio de Janeiro, cidade onde o responsável viveu, escreveu e morreu no século 19.
O responsável, que recentemente viralizou a partir de um desafio de leitura no TikTok dos Estados Unidos, é tema do tour organizado pela Que Mais Tem Lá, que usa áudios ligados a mapas georreferenciados acessíveis. Com versões em inglês e português, o teor é narrado pelos personagens da obra de Machado. Suas vozes foram criadas por inteligência artificial.
A história leva através do núcleo do Rio de Janeiro, passando por locais que marcaram a vida do redactor —uma vez que o Tribunal de Contas do Município, onde ficava a lar em que Machado de Assis viveu com sua esposa Carolina de 1871 e 1874.
Outros pontos marcados no planta da rota estão presentes na obra de Machado —uma vez que a esquina da rua Evaristo da Veiga com a Avenida Rio Branco, que envolvente secção do história “A Quiromante”.
A iniciativa da Rota Literária tem esteio do EmbraturLAB e da Turistech Hub. Ao lado de outras rotas literárias, ela foi apresentada em abril deste ano no Web Summit Rio 2024, com a presença do imortal da Academia Brasileira de Letras Gilberto Gil e de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, em debate mediado por Didi Wagner.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter aproximação a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode decrescer nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma traço clara entre verdade e peta. Quanto custa ajudar a produzir esse teor?