Fazendo jus à reputação dos mineiros, os irmãos Augusto Júlio Soares Madureira e Ramiro Júlio Soares Madureira são discretos, ao menos no envolvente em que montaram seu negócio: a internet. Fundadores da 123milhas, a plataforma de compra e venda de passagens com milhas aéreas que, na sexta-feira (18), pegou clientes de surpresa ao anunciar a suspensão das vendas de passagens e pacotes promocionais até dezembro, eles não são ativos nas redes sociais.
Exclusivamente Augusto mantém uma página no LinkedIn, informando sobre a sua formação porquê economista pela UFMG (Universidade Federalista de Minas Gerais), em 2005. Também revela que seu primeiro trabalho foi porquê gerente-geral da Herdade Boa Vista, de 2001 ao início de 2006.
Na sequência, foi gerente financeiro da Minas Export, em 2006 e 2007. Atuou ainda porquê diretor administrativo e financeiro do Moca Moka, de 2007 a 2009.
Todos foram negócios controlados pela sua família, uma tradicional produtora e exportadora de moca de em Piumhi, no interno de Minas, município de 39 milénio habitantes. A Minas Export foi vendida para a multinacional americana Sara Lee no primícias de 2009, processo do qual Augusto participou.
Enquanto Augusto se mantinha nos negócios da família, Ramiro apostou nas operações online. O seu envolvimento com a compra e venda de milhas começou com a HotMilhas, em 2006.
A proposta de conectar consumidores com milhas aéreas disponíveis àqueles que querem comprar passagens usando milhas parecia uma operação “ganha-ganha” perfeita.
Os clientes recebiam as milhas das companhias aéreas nos programas de fidelidade —e muitos perdiam esse “ativo” por não usá-lo dentro do prazo. Esses clientes poderiam lucrar com a venda das milhas, ao mesmo tempo que outros consumidores poderiam comprar passagens com desconto, usando as milhas.
O cliente interessado em vender milhas entra na plataforma e faz uma cotação (são necessários no mínimo 12 milénio pontos). O valor depende do programa de fidelidade de cada companhia aérea —Gol, Latam ou Azul. Tapume de 20 milénio pontos podem valer em torno de R$ 500 —menos que isso se o cliente quiser receber o numerário na hora e mais se esperar até dois meses pelo reembolso.
Procurado pela reportagem, Augusto não retornou o contato até o fechamento deste texto. A 123milhas também não se pronunciou sobre o pedido de entrevista e de esclarecimentos sobre a operação.
Compra e venda de milhas só existe no Brasil
O negócio brasileiro de compra e venda de milhas é único no mundo. Porquê uma bolsa de negócios virtual, as plataformas oferecem um envolvente para juntar quem quer vender e quem quer comprar milhas.
Porém, para que as transações sejam realizadas, os participantes precisam furar dados individuais porquê CPF, login e senha de usuário dos programas de fidelidade. Uma iniciativa impensável em mercados porquê o americano, que consideram a prática invasiva.
Augusto se juntou a Ramiro e, no final de 2016, lançaram a 123milhas para maximizar o negócio, com a oferta de passagens até 50% mais baratas em relação à tábua das companhias aéreas.
A operação cresceu tão rápido que, em 2021, a empresa se tornou o maior anunciante do país, com aporte de R$ 2,37 bilhões na compra de espaço publicitário.
O montante dava recta a globais e astros sertanejos porquê garotos-propaganda e presença garantida nos “fingers” (corredores que ligam o salão de embarque ao avião) de aeroportos em todo o país.
No ano pretérito, de consonância com o ranking Agências & Anunciantes, anuário publicado pelo jornal Meio & Mensagem, a 123milhas foi o segundo maior anunciante, com investimentos de R$ 1,28 bilhão.
No mundo, companhia aérea só emite passagem para até 320 dias
Segundo uma nascente do setor de turismo, que prefere manter o anonimato, o erro da 123milhas foi seguir os passos do Hurb, macróbio hotel urbano, e dar início, durante a pandemia, à venda de passagens e pacotes “flexíveis” (sem data definida e, por isso, mais baratos).
Conforme já apontado pela Folha, especialistas consideram levante padrão de negócio de altíssimo risco, uma vez que não é verosímil prever os preços das passagens.
Em todo o mundo, as companhias aéreas só podem enunciar bilhetes dentro de um prazo supremo de 320 dias, por considerarem que diferentes fatores são capazes de impactar o preço dos bilhetes: o câmbio, o preço dos combustíveis, os tributos, a situação macroeconômica sítio ou global.
Em meio à pandemia, empresas porquê Hurb, 123milhas e outras aproveitaram o libido do consumidor de viajar e apostaram poderoso nos pacotes flexíveis.
Ofertas porquê voos de ida e volta para Lisboa para daqui a um ou dois anos, com uma semana de estadia, a R$ 990, se tornaram reais. Não havia data definida, as pessoas compravam o recta às viagens ou pacotes.
A partir da retomada das atividades presenciais, o turismo voltou. Com uma diferença: os custos para as companhias aéreas aumentaram. A renegociação das dívidas acumuladas na pandemia aumentou o nível de endividamento das empresas, enquanto o preço do petróleo e do combustível para aviação disparou.
As plataformas já não conseguiam fechar passagens com descontos junto às aéreas. Ao mesmo tempo, o volume de milhas se mostrou insuficiente para a expansão dos negócios.
Expectativa de faturamento de R$ 5 bilhões em 2022
Em agosto do ano pretérito, a 123milhas foi branco de uma enxurrada de reclamações de clientes, envolvendo cancelamentos de viagens, dificuldade no atendimento e falta de emissão das passagens aéreas, mormente nos pacotes em promoção.
Em setembro, o jornal O Orbe informou que a empresa estava em busca de um sócio-investidor, missão dada ao banco BTG Pactual —que, no entanto, não teve sucesso na empreitada, uma vez que as maiores interessadas, as empresas de turismo, ainda estão se recuperando do baque da pandemia.
A estimativa era que a 123milhas faturasse R$ 5 bilhões em 2022. A disposição dos irmãos Soares Madureira era vender 30% do negócio a US$ 100 milhões (R$ 490 milhões).
Hoje, além de Augusto e Ramiro, a Novum Investimentos Participações também é sócia da plataforma. A Novum é de propriedade de outra integrante da família, Cristiane Soares Madureira do Promanação, e tem Ramiro e Augusto porquê sócios.
Em janeiro deste ano, os irmãos compraram a também mineira Maxmilhas, concorrente da Hotmilhas, e se tornaram soberanos na “bolsa” de milhagem.
Entre o término do ano pretérito e o primícias deste ano, Ramiro e Augusto abriram holdings de instituições não financeiras (que compram participação em outras empresas). Os Soares Madureira são ainda donos de joalheria e negócios imobiliários. Confira as empresas em nome de Ramiro, Augusto e Cristiane:
De consonância com a relação supra, existem três números de CNPJ (Cadastro Vernáculo de Pessoa Jurídica) registrados para a 123milhas.
Segundo o jurista Filipe Denki, da Lara Martins Advogados, essa prática é generalidade entre grandes empresas. “Às vezes por terem diversas filiais ou operações diferentes”, afirma Denki. “Mas também pode servir para dificultar o chegada às contas da empresa. Se a atividade da companhia está muito exposta ao risco, ela cria CNPJs distintos e contas bancárias vinculadas a cada um dos CNPJs.”
Quando isso ocorre e a empresa é branco de uma ação judicial, por exemplo, diz o jurista, fica mais difícil encontrar recursos para indenização. “Também tem o vista tributário: a empresa vai remunerar impostos de consonância com o seu faturamento”, diz.