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Depois do Natal, o Dia das Mães é a segunda data mais importante do varejo. Pesquisa do Sebrae Rio indica que exclusivamente 27% dos pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro realizaram ações específicas para a ocasião. Enquanto isso, 73% não fizeram nenhum tipo de investimento; o que influenciou no faturamento das empresas. Quarenta e seis por cento dos pequenos, que se prepararam para a data, conseguiram aumento nas vendas. Em contrapartida, 10,4% dos empresários não investiram em nenhuma novidade, ainda assim, conseguiram aumento nas vendas em relação a um mês normal.
“O empresariado precisa estar vigilante a essas oportunidades de mercado. O planejamento coligado as capacitações ajudam em resultados mais assertivos, quando o empreendedor pensa em tirar novas ideias do papel. Ao adotar estratégias, o negócio conseguirá não só aumentar o volume de vendas e seu faturamento, uma vez que também fidelizar esse cliente, além de propagar a sua marca a novos clientes”, ressalta Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.
Das medidas adotadas pelos empreendedores, as que mais tiveram impacto nas vendas foram a personalização de produtos ou serviços e aumento de divulgação e propaganda. Neste ano, as iniciativas que geraram pouco impacto foram a adoção de preços promocionais e o aumento de estoque.
Por pretexto do Dia das Mães, os principais meios de divulgação dessas ações foram o WhatsApp, Instagram e Facebook. Na média mensal, em conferência aos demais meses, 18,24% dos pequenos negócios tiveram aumento de receita. A data representa 9,17% do totalidade do faturamento no mês das empresas.
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