Início Música Prêmio da Música Brasileira: veja vencedores – 31/05/2023 – Música

Prêmio da Música Brasileira: veja vencedores – 31/05/2023 – Música

146
0


São Paulo e Rio de Janeiro

A 30ª edição do Prêmio da Música Brasileira (PMB) está sendo próprio para o público e para os premiados. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro sedia, na noite desta quarta-feira (31), mais uma solenidade que homenageia Alcione com diferentes artistas no palco da cerimônia, que iniciou às 21h35. Ao todo, 31 categorias serão entregues.

Até as 23h20, o trio Gilsons se destacou na noite, ao vencer dois prêmios: Projeto Audiovisual e Grupo Pop/Rock. Yamandu Costa também faturou dois troféus dentro da segmento dedicada à Música Instrumental, levando os postos de Solista e Lançamento.

Antes da sarau principiar, o tapete vermelho ganhou uma transmissão irregular. Comandada por Lúcio Mauro Fruto e o produtor Felipe Vassão, atores, cantores e celebridades convidadas concederam entrevistas que pouco engajaram nas redes sociais. Mesmo assim, o tom político foi marcante, principalmente com falas de Daniela Mercury, que protestou contra a aprovação do projeto de lei do marco temporal.

Além da homenagem à Alcione, a premiação realiza, pela primeira vez, a nomeação dos destaques dedicados à Música Urbana, que recebeu indicados de hip-hop, reggae, funk e trap. Segundo a organização, foram quase 10 milénio inscrições artísticas recebidas para o prêmio.

O evento foi descerrado com um exposição de José Maurício Machline e Heloísa Guarita, idealizadores da premiação. “Obrigado, Zé, por terebrar esses caminhos. Esse prêmio é de cada um de nós, porque a cultura é o nosso maior patrimônio”, afirmou Heloísa.

“Obrigado Alcione por tanto talento”, disse Machline, que foi interrompido por aplausos do público, que ficou todo em pé. “Ela é musa de tantas inspirações que, vamos viver isso tudo cá nessa noite”. Em seguida, Felipe Neto e Lázaro Ramos fizeram um exposição marcado por críticas políticas. “Depois de tudo o que a cultura brasileira suportou durante quatro anos!”, bradou Neto, escoltado de aplausos.

Depois os aplausos, Maria Bethânia empolgou ao entrar no palco, dividindo o número de “O Meu Paixão” com Glória Groove. As duas se uniram no palco somente perto do final do número, arrancando mais palmas da plateia.

PREMIADOS

Os primeiros premiados foram os da categoria de Rock: Gilsons (Grupo), Elza Soares (Tradutor) e Erasmo Carlos por “O Porvir Pertence Á… Jovem Guarda” (Lançamento). Todos subiram ao palco e receberam o prêmio com representantes, sem darem agradecimentos. A estratégia foi utilizada ao longo de todo o evento, para que o foco fosse direcionado às performances musicais.

Os destaques da categoria Regional foram anunciados em seguida, por Lenine, que também enalteceu a homenageada da noite: “Marrom, minha linda, você é a rainha”. Os vencedores, do estilo, foram: Mayck & Lyan (Dupla), Boi Bumbá Reservado (Grupo); Alceu Valença (Tradutor); Elba Ramalho – “Elba Ramalho No Maior São João do Mundo (Ao Vivo)” (Lançamento).

Xande de Pilares e Criolo vieram na sequência para dar uma aquecida na sarau, com um número de “Garoto Maroto”. No palco, os dois artistas foram preenchidos com várias luzes coloridas, o que deixou a plateia empolgada. Nesse clima entusiasmado, a história de Alcione voltou a ser narrada pela cerimônia, com prova da atriz Lilian Valeska.

Maiara e Maraísa, assim uma vez que Marília Mendonça, representaram o sertanejo ao vencerem dois dos quatro postos de Música Popular. Psirico e os compositores Felipe Cordeiro e Chico César completaram as subcategorias. Cordeiro e César aproveitaram para discursar, mesmo sem microfone contra a lei do marco temporal. “Fora! Marco temporal, não!”, gritou o apresentador Felipe Neto, em escora a eles, recebendo aplausos.

Shows de Marina Sena (com “Nem Morta”) e Diogo Nogueira (em uma releitura de “Rio Vetusto”) deram mais cor à sarau. Para dar ininterrupção aos premiados, a vencedora do BBB 2, Juliette, foi chamada para anunciar os vencedores da categoria Especiais (Língua estrangeira, erudito, eletrônico, entre outros). Sem mais destaques, o Prêmio da Música Brasileira seguiu com uma rápida homenagem aos artistas que já faleceram.

Antes de mais categorias terem seus vencedores anunciados, Emicida e MC Fioti presentearam o público com uma performance de “Agolonã”. “Viva Alcione, viva a música preta do Brasil, a gente precisava disso. E não ao Marco Temporal”, repetiu Emicida.

Outros números, uma vez que Tim Bernardes, Zé Ibarra e Fran com performances de “Qualquer Dia Desses” e “Faz Uma Loucura Por Mim”, assim uma vez que Luedji Luna em “Afrekete”, também fizeram segmento da solenidade. Entre os vencedores de Projeto Audiovisual, pintou o grande nome da noite: Gilsons, com “Pra Gente Estipular (O Filme)”, garantiu o segundo troféu da noite para o trio.

Já entre os nomes da categoria de Instrumental, Yamandu Costa também falou cume: o artista venceu uma vez que Solista e Lançamento (por “Simpatia”, com Bebê Kramer). Em meio a tantas movimentações, a grande homenageada da noite se sentia em moradia. No balcão, vendo os números musicais da noite, Alcione foi vista pedindo para a mana titilar suas costas. “Mais para o lado”, pediu a artista que celebra 50 anos de curso.

“Meu Vício É Você” e “Um Ser de Luz” foram as músicas escolhidas por Péricles e Ferrugem para homenagear Marrom. Neste último número, o público todo levantou para aplaudir os dois sambistas de pé, com palmas que duraram mais de três minutos. “Tia Alcione, eu te senhor”, disse Ferrugem. Logo em seguida, o empresário Igor Puga reverenciou Fernanda Montenegro, e pediu mais palmas para a atriz, que ocupava uma das poltronas no primórdio da plateia.

Seu Jorge cantou “Gostoso Veneno”, deixando a reta final do Prêmio da Música Brasileira ainda mais animada.

VEJA A LISTA DE VENCEDORES (até agora)

POP/ROCK

  • Grupo: Gilsons
  • Tradutor: Elza Soares
  • Lançamento: Erasmo Carlos – “O Porvir Pertence Á… Jovem Guarda” (Produção: Pupillo)

REGIONAL

  • Dupla: Mayck & Lyan
  • Grupo: Boi Bumbá Reservado
  • Tradutor: Alceu Valença
  • Lançamento: Elba Ramalho – Elba Ramalho No Maior São João do Mundo (Ao Vivo) (Produção: Junior Evangelista)

CANÇÃO POPULAR

  • Dupla: Maiara e Maraisa
  • Grupo: Psirico
  • Tradutor: Marília Mendonça
  • Lançamento: Felipe Cordeiro, Chico César – “De Paixão, Paixão” (Produção: Felipe Cordeiro)

ESPECIAL

  • Eletrônico: Batata boy, Garbela – Entre Cidades (Produção: Batata Boy, Garbela)
  • Língua Estrangeira: Cássia Eller, Victor Biglione – “Cássia Eller & Victor Biglione in blues (Produção: Victor Biglione, Zé Nogueira)
  • Erudito: Orquestra Sinfonica Brasileira – “Bachiana Nº 4-1 Movimento”
  • Infantil: Mundo Bita – “É Alegria” (Produção: Chaps Melo, Vinícius Guerra (Vinispace) e Walman Fruto)

OUTRAS CATEGORIAS

  • Música: Chico Buarque, Hamilton de Holanda – Que Tal um Samba? (Tradutor: Chico Buarque / Compositor: Chico Buarque)
  • Revelação: Plínio Fernandes
  • Projeto Próprio: Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques, Pedro Miranda – Desengaiola (Produção: João Cavalcanti e Pedro Luís)
  • Projeto Audiovisual: Gilsons – Pra Gente Estipular (O Filme) (Direção: Pedro Alvarenga)

INSTRUMENTAL

  • Grupo: Letieres Leite, Orkestra Rumpilezz
  • Solista: Yamandu Costa
  • Lançamento: Yamandu Costa, Bebê Kramer – “Simpatia” (Produção: Yamandu Costa e Bebê Kramer)

MÚSICA URBANA

  • Grupo: Planet Hemp
  • Tradutor: Criolo
  • Lançamento: Baco Exu do Blues – “QVVJFA (Quantas Vezes Você Já Foi Estremecido?)” (Produção: Marcelo Delamare)

MPB

  • Grupo: Projéctil Libido
  • Tradutor: Djavan
  • Lançamento: Alaíde Costa – O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim (Produção: Marcus Preto, Pupillo, Emicida)

*Mais atualizações em breve

Artigo anterior25 anos após Caça Talentos, Ana Furtado e Igor Lage se reencontram
Próximo artigoGabily cria amizade com Bruna Biancardi mesmo após affair com Neymar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui