[ad_1]
Empreendedora, vendedora, influenciadora, modelista, visionária. Iasmine Fernandes pode ser descrita de todas essas maneiras. Aos 33 anos, ela coleciona mais de 120 milénio seguidores nas redes sociais, lidera a Morada de Preta e Preta Básica e é embaixadora de marcas nacionais e internacionais. O destaque no mercado veio com a multiplicação do investimento inicial de muro de R$ 3.000 no faturamento de R$ 500 milénio em dois anos. A jovem, que cresceu na periferia de Salvador (BA), também se dedica a ensinar donos de negócios a criarem uma conexão estratégica com o cliente e venderem mais.
A jornada da baiana começou aos 12 anos, quando produzia bijuterias de miçangas e brincos de botão para vender na escola e na rua em que morava, na periferia de Salvador (BA). A paixão por acessórios e tecidos vem desde garoto, quando brincava de trocar as roupas das bonecas. “Sempre quis cursar Voga, mas não tinha coragem porque diziam que não dava quantia”, relembra. Até o negócio engrenar, Iasmine apostou em outras frentes. Trabalhou por muitos anos uma vez que lojista, quando aperfeiçoou as habilidades de relacionamento com o público.
Na faculdade, sua vocação empreendedora a levou a customizar jeans. Mas foi durante o estágio que ela percebeu que um salário mínimo, à quadra, não iria custear seus sonhos, incluindo o himeneu. Ela foi em procura de novidade nascente de renda ao lado do namorado, hoje seu marido, que a apoiou em um terceiro negócio. Aos 24 anos, Iasmine deixou a periferia para fundar a Morada da Preta, na região metropolitana de Salvador.
Começou investindo R$ 2.700 em mercadorias de duas marcas locais, além de marcas de Fortaleza e São Paulo. Hoje, esse é o valor mínimo de suas vendas diárias.
A loja surgiu da premência de tratar a dor de quem tinha quantia para consumir, mas por ser preta, era perseguida e mal atendida nas lojas.
Iasmine Fernandes lidera a Morada de Preta e Preta Básica.
Segundo Iasmine, a intenção era fazer as clientes se sentirem, literalmente, em mansão. Elas eram convidadas a retirar os sapatos e recebiam pedaços de bolo, chuva e outros mimos. “Criei um lugar onde a pessoa pudesse se desacelerar para consumir”, completa.
Na visão de Iasmine, a potência do seu negócio sempre foi dar entrada ao público e impulsionar sua autoestima: “Não foi a estratégia de venda, mas sim a estratégia de atendimento que converteu o negócio. O tratamento personalizado impulsionava novos clientes”. Porquê a loja era localizada em um bairro pouco divulgado na capital baiana, Iasmine encontrou – nas redes sociais – a oportunidade para alavancar as vendas. Com isso, foi crescendo e criando nome, movimentando seu negócio e os negócios vizinhos.
“As pessoas acreditavam muito no que eu indicava, produtos que não se limitavam à minha loja, mas valorizavam os segmentos que ficavam ao volta do nosso espaço”, conta. Quatro anos se passaram e, nesse período, Iasmine ganhou notoriedade pelos conteúdos relacionados aos cabelos cacheados, entre outros. Recebeu convites para fazer eventos nos shoppings da cidade. O primeiro grande contrato veio em 2019. Desde portanto, já foi embaixadora de grandes marcas uma vez que Seda, Spotify e Natureza.
Nessa trilha de sucesso, Iasmine realizou mais um sonho: a geração de sua marca de roupa feminina, a Preta Básica. Hoje as vendas da produção própria na Morada da Preta correspondem a 40% do totalidade, entre outras multimarcas. As peças mais vendidas, que já vestem clientes nos Estados Unidos, Espanha e Alemanha, são vestidos e sobreposições. Em novembro de 2022, Iasmine decidiu fechar o ponto físico e focar nas vendas digitais. “Meu dispêndio diminuiu e o lucro aumentou”, explica, ao mencionar uma das decisões mais assertivas da sua curso. Curso essa que não se limita às vendas.
Escola da Coragem
A coragem de Iasmine para empreender foi despertada numa feira do Sebrae, quando a juvenil ainda produzia pulseiras de miçanga. Dali em diante, uma consultora do Sebrae passou a escoltar o passo a passo da loja, principalmente no que diz saudação ao planejamento financeiro, um dos desafios da jovem. Mais de uma dez se passou e a parceria com o Sebrae prevalece. Em 2022, com o esteio do Sebrae Bahia, Iasmine ministrou a primeira turma de Workshop para Influenciadoras, com temas uma vez que publis, entrada às marcas, emissão de nota fiscal, contratos e vendas por links.
Ao longo dos anos, de forma espontânea, Iasmine começou a dar dicas para interessados em perfurar um negócio. Com a intenção de influenciar quem quer empreender, Iasmine fundou, em 2020, a Escola de Coragem. “É um meio de ensinar ao outro. Zero é mais importante do que crescer e incentivar outras pessoas”, revela. Quando fez o pregão nas redes, ela estava insegura de não depreender 10 alunos. Mas se surpreendeu quando as inscrições quadruplicaram. De lá para cá, já ensinou mais de 200 pessoas e a meta é ter 1.000 formandos até junho de 2023. O teor é voltado para conversão e vendas, posicionamento para influenciar pessoas, mentalidade e autoconhecimento.
Questionada sobre o porvir dos negócios, Iasmine responde com norma. “Vamos perfurar o atacado Morada da Preta, produzir peças da Preta Básica para dar oportunidade para outras pessoas revenderem em graduação”, conta. Internacionalizar a marca também está nos planos, junto com a teoria de expandir a agenda de palestras, incluindo a participação na Feira de Empreendedorismo do Sebrae, em 2024.
[ad_2]