[ad_1]
A capital federalista foi sede do Encontro de Gestores de Startups do Sistema Sebrae nos últimos dias 19 a 21 de fevereiro. Reunindo gestores de todo o Brasil, o evento contou com uma programação extensa e dinâmica, incluindo rodas de conversa, imersões, apresentações, troca de conhecimento e compartilhamento de experiências. O objetivo foi festejar os números obtidos até logo, assim uma vez que planejar as ações que nortearão a atuação do Sebrae Startups nos âmbitos de inovação e empreendedorismo.
Entre os assuntos debatidos, destaca-se a responsabilidade para gerir uma carteira de startups de forma estratégica. Para entenderem o cenário atual e pensarem juntos uma vez que aprimorar essa atuação, foram convidadas três empreendedoras inovadoras:
- Duda Franklin: investigador e fundadora da Orby, startup que produz um dispositivo de neuromodulação não-invasiva, o Ortech, que ajuda pessoas a recuperarem os movimentos. A empresa recebeu investimento do fundo do Google para empreendedores negros e, em 2023, ela entrou para o seleto ranking Forbes Under;
- Luana Wandecy: empreendedora que criou coleira com tecnologia que dá autonomia a cães cegos, a BlinDog;
- Luciene do Carmo Rodrigues de Andrade: reconhecida pelo Fundo Alas uma vez que uma das 50 lideranças negras, é Co-fundadora da Webba, empresa de desenvolvimento de sistemas de pequeno porte que oferece soluções e plataformas de venda online, e We Rock It Learning, plataforma de instrução.
Todas elas tiveram a oportunidade de apresentar seus cases, mostrar uma vez que o trabalho do Sebrae impactou o seu empreendimento e opinar sobre o que pode ser feito para melhorar.

Valimento do encontro de Gestores
Thiago Angelo, do Sebrae/DF, acredita que esses encontros setoriais são fundamentais para quem está chegando nesse universo. “É fantástico você se aproximar das pessoas para saber as perspectivas e possibilidades. Entender o que deu notório, o que pode melhorar. É uma retroalimentação.”
Para Ceiça Morais, do Sebrae/PE, além do compartilhamento de ideias, a escuta ativa ao cliente foi o ponto possante. “Nos ajudou desde escutar o cliente e sua verdade para estrear a levar esses princípios para o que estamos nos propondo a trabalhar ao longo do ano. Essa conexão do cliente com as propostas que iremos priorizar vai nos ajudar a fazer um trabalho lindo para todo o Brasil.”
Já Carine do Sebrae/ES acredita que trazer a vocábulo do empreendedor foi o que mais a marcou nesse encontro. “O tempo todo estamos tentando concertar a jornada desses empreendedores, entender uma vez que podemos apoiá-los. Esse conhecimento que eles trouxeram para nós é ouro. Ouvir nosso cliente, saber o que eles querem e, do lado de cá, usar toda a nossa expertise para entregar para eles o que é necessário para a gente desenvolver cada vez mais nosso ecossistema de startups.”
Além dos gestores regionais, participaram do encontro a equipe de Startups da Unidade de Inovação, com a moderação de Paulo Puppin, Cristina Mieko, Eraldo Santos e Gabriel Povoa. Também marcaram presença o encarregado de gabinete da Diretoria Técnica, Alessandro Machado, e o diretor técnico do Sebrae Santa Catarina, Fábio Zanuzzi.
Alessandro Machado ressalta a influência desse alinhamento, enfatizando o compromisso de sua equipe em ouvir, aprimorar e incentivar ainda mais as empresas. Ele também relembra alguns números da carteira: 11 milénio Startups na primeira edição do Startup Nordeste e recorde de inscrições no Inova Amazônia. “Estes números destacam o esforço de vocês. Celebramos isso!”
Na mesma traço, o gerente da Unidade de Inovação, Paulo Renato, destacou a vantagem dos números. “A gente evoluiu muito. Um tempo detrás, no Sebrae, a gente não sabia quem era o cliente Startup: onde ele estava, quanto faturava e qual o segmento? Hoje a gente tem tudo! E para quê? Para tomar decisão. E zero substitui essa troca desses três dias”, disse.
Sobre o Sebrae Startups
O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O novo projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para fabricar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país.
[ad_2]