Depois de 21 anos uma vez que comissária de bordo, já vi de tudo. A pandemia elevou as tensões a bordo dos aviões, e os incidentes mais extremos de mau comportamento por secção de passageiros evoluíram para a violência. Mas o que vejo com mais frequência são atitudes de incivilidade que levam a desentendimentos verbais ou a um clima universal de desconforto.
Agora que a temporada movimentada do verão está começando, vale a pena falar de algumas das cortesias comuns que podem tornar os voos, ouso dizer, agradáveis.
Seguem minhas regras de etiqueta para voos comerciais, que visam encontrar um ponto de estabilidade entre seu próprio conforto e a consideração pelas pessoas em volta.
Todo o mundo tem o recta de reclinar seu assento, mas há uma maneira educada de fazer isso
A maneira errada é reclinar seu assento rapidamente e o supremo que você conseguir. Por conta disso, laptops já foram quebrados, bebidas foram derramadas e irromperam brigas que levaram voos a ser desviados do trajeto. Tenha consciência do que o tapume. Antes de reclinar seu assento, dê uma olhadinha para trás, veja qual é a situação e pergunte educamente se a pessoa vai se incomodar.
Limpe a sujeira que seus filhos fizeram
Os comissários de bordo não têm chegada a aspiradores de pó, vassouras ou materiais de limpeza, exceto por sabonete, lencinhos úmidos e purificadores de ar. Você não é obrigado a limpar a sujeira que faz, mas essa é uma atitude educada. E há efeitos secundários: sujeira no galeria pode constituir um risco à segurança, e uma sujeira muito grande a ser limpa pode até atrasar o voo seguinte. É útil pensar proativamente. Uma garoto pequena sabe mourejar com um saco grande de salgadinhos ou semelhantes? Se não, coloque os lanches num recipiente menor e mais fácil de manusear, antes de dá-los a seu fruto.
Os compartimentos superiores não são seu jogo pessoal de Tetris
Na classe econômica, os primeiros a chegar são os primeiros a acomodar suas malas nos compartimentos. Você não é possuidor do espaço situado logo supra do seu assento, e não é razoável tirar a bagagem de outra pessoa para encaixar a sua. Resvalar malas para o lado para maximizar o espaço, tudo muito, mas quando encontrar espaço é um verdadeiro quebra-cabeça, deixe isso a função do comissário de bordo. E lembre-se: bolsas pequenas devem ficar aos seus pés, deixando os compartimentos superiores para as malas maiores.
Ninguém quer ouvir sua conversa no FaceTime
Não precisamos ouvir os dois lados da conversa, e o embarque no avião não é a hora adequada para despedidas. É o momento para você se concentrar em localizar seu assento e acomodar sua bagagem de mão o mais rapidamente verosímil, para que as pessoas que vêm detrás possam fazer o mesmo. E já que estamos falando nisso, ninguém mais quer ouvir seus filmes, seus videogames ou seus vídeos do TikTok, portanto traga fones de ouvido. Até para as crianças.
O assento do meio tem recta aos dois apoios de braço
Esse é o prêmio de consolação por permanecer espremido entre duas pessoas, sem ter para onde se inclinar. Matéria encerrado.
Fones de ouvido são um jeito perfeitamente razoável de fechar uma conversa
A pessoa ao lado é tagarela demais? Fones de ouvido são uma ótima maneira de não ser obrigado a ouvir o passageiro ao lado que não tem simancol. É minha estratégia infalível: depois de um dia longo sendo comissária de bordo, meus fones de ouvido, que cancelam sonido, são meu refúgio. Quero tranquilidade no meu trajeto para moradia.
Nunca tire as meias
Se for um voo longo, relaxe e tire os sapatos, sem problemas, mas zero justifica tirar as meias. Não há uma vez que fugir do chulé. Outra coisa: seus pés devem permanecer perto de você. Não é razoável repousar seus pés no espeque de braço do assento em frente. E recomendo seriamente que você volte a calçar os sapatos para ir ao banheiro.
Use o botão de chamada de um comissário com moderação
Se você precisa de alguma coisa— um refil de moca, assistência com uma questão médica ou ajuda com um passageiro que esteja causando confusão—, por obséquio use o botão. É preferível usar o botão a cutucar ou dar um tapinha no comissário de bordo— isso não é ok. Mas antes de apoucar o botão, verifique se já não estamos no galeria com um carrinho de bebidas ou um saco para recolher o lixo— isso significa que já estamos a caminho! Em casos de emergência real, obséquio pressionar o botão várias vezes para sabermos que é importante.
Não discipline os filhos dos outros
Zero faz um voo ser mais sofrido do que a secção de trás de seu assento virar um saco de pancadas. Mas, se a garoto sentada detrás de você estiver atrapalhando, fale com os pais dela. Você não tem o recta de dar bronca no fruto de outra pessoa. Uma maneira educada de fazê-lo é perguntar aos pais com calma, e com um sorriso, se eles perceberam que a garoto está chutando seu assento. Diga que isso o incomoda e pergunte se há qualquer jeito de fazerem a garoto parar. Desse modo você não usa um tom acusatório e você estará pedindo, e não mandando.
Trate de questões relativas a seu assento antes de embarcar
Se sua família não estiver sentada junta, não é durante a corrida caótica para embarcar que os comissários poderão resolver esse problema. Os agentes do portão de embarque têm chegada ao planta de assentos e às reservas familiares; logo, por obséquio pergunte a eles primeiro se é verosímil mudar seus assentos. Algumas companhias aéreas até têm uma política que obriga famílias com menores de 13 anos a permanecer sentadas juntas; logo, o agente do portão de embarque é o melhor lugar. Ou melhor ainda: ligue para a companhia aérea antes de ir ao aeroporto.
Você não é obrigado a trocar de assento se alguém pedir
Serei impopular cá. Não, você não é obrigado a trocar com alguém que te pede. Se você pagou extra por seu assento, ou mesmo que seja simplesmente porque é inconveniente, você pode gentilmente proferir “não”. Se for vantajoso para você, uma vez que, por exemplo, trocar um assento do meio por um assento na janela, ou se você não se incomodar em ajudar, vá em frente e troque.
Dê a descarga. Por obséquio
Isso deveria ser uma questão de bom siso, mas por qualquer motivo não é. Lido com isso o dia todo, todos os dias. Eu não quero ser obrigada a dar a descarga nos seus dejetos, e o passageiro que vem depois de você também não quer. Se não encontrar o botão de descarga, faça o obséquio de procurar. Garanto que está ali. Em todos os aviões.
Tradução de Clara Allain