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Entenda como os cabelos coloridos são vistos no mercado de trabalho

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Algumas empresas e profissões aceitam melhor esse estilo de cabelo na rotina profissional

Cada vez menos os cabelos coloridos incomodam as empresas Cada vez menos os cabelos coloridos incomodam as empresas Imagem: timtimphoto | ShutterStock

Ainda é geral algumas pessoas pensarem muito antes de tingir o cabelo com cores mais chamativas, por temor de sofrerem alguma repudiação no mercado de trabalho. Mas, para muitas empresas, isso não é o mais relevante; todavia, simples que isso vai depender do ramo de atuação.

Renato Costa, diretor executivo da Perceptibilidade Voulez, esclarece que os cabelos coloridos de azul, roxo, rosa ou virente, comuns nas ruas, não são ainda aceitos em empresas tidas porquê tradicionais. “Porém, em áreas porquê publicidade, design ou tendência, não chocam tanto e, em alguns casos, até denotam um pouco de estilo”, esclarece.

Coloridos, mas muito cuidados

Um cabelo matizado pode até passar a teoria de um profissional seguro, despojado, mas, para isso, é preciso que esteja muito desvelo. “O cabelo é considerado a moldura do rosto e pode tanto valorizar quanto desvalorizar sua aspecto. Cabelos mal-cuidados, sem cintilação, sem golpe, com tintura por fazer, mostram desleixo e comprometem a aspecto e o modo porquê se apresenta”, alerta Renato Costa. Raiz precisando de retoque, pontas secas amareladas ou avermelhadas demais por falta de cuidados podem passar uma imagem ruim.

Os dois lados do mercado

Ainda existem áreas (porquê as administrativas, as jurídicas e as financeiras) que pedem traje e postura mais tradicionais. “O que você não pode é querer atuar em uma espaço que culturalmente tem hábitos, jeitos muito divergentes do que você admite porquê patente. Seguramente, terá um conflito de padrões”, explica Andrea Deis, mentora de curso.

Se a empresa em que você está não aceita o seu estilo, talvez você ainda não tenha encontrado o lugar patente. “Eu sempre trabalhei em áreas em que o visual mútuo só tinha a somar. Fui designer, figurinista, estilista, dona da minha própria empresa e apresentadora de TV”, conta a apresentadora Marimoon.

O importante é estar em um envolvente que combine com você (Imagem: Oleg Gekman | ShutterStock)

Novos horizontes

Se você realmente está fazendo um pouco de que gosta e seu estilo não se enquadra nisso, talvez possa buscar alternativas. “Se eu tivesse um trabalho no qual o cabelo matizado fosse um problema, eu acho que usaria uma peruca proveniente no envolvente de trabalho”, revela Marimoon. O sigilo é escolher uma empresa que tenha os valores em que você acredita. Se o seu mundo é matizado, o ideal é que sua profissão e empresa também sejam. Logo, procure uma que combine com você.

Valores da empresa e valores pessoais

Segundo o diretor executivo Renato Costa, a empresa tem o recta de possuir regras de vestuário, comportamento e conduta, de entendimento com o segmento, perfil, cultura, valores institucionais e posicionamento de mercado. “A partir do momento em que a pessoa aceita trabalhar em determinada empresa, é contratada porquê funcionária, ela precisa se adequar às regras. O manual de conduta e dress code, quando houver, devem estar claros ao funcionário, e ele deve executar estas regras”, explica.

O que a cor do seu cabelo transmite?

A dica é sempre estimar muito a empresa em que você deseja trabalhar e escolher uma espaço na qual você tenha liberdade para se expressar. Existem, sim, empresas que vão admitir o seu perfil. O cabelo matizado pode ser tendência, liberdade, entre outras coisas. “No caso de algumas profissões, existem áreas que permitem um pouco mais de ousadia e não unicamente os cabelos coloridos, mas piercings, tatuagens, barba e outros acessórios também são permitidos, por não interferirem na espaço ou no desempenho da função”, analisa Renato Costa.



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