[ad_1]
Os pequenos negócios já representam 40% dos exportadores brasileiros. No totalidade, são mais de 11,4 milénio micro e pequenas empresas que comercializam para o mercado internacional. Os dados são de um levantamento realizado pelo Sebrae e pela Secretaria de Negócio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Negócio e Serviços (MDIC) no início deste ano. Juntas, essas empresas conseguiram faturar R$ 3,2 bilhões.
O exegeta de competitividade do Sebrae Gustavo Reis labareda atenção sobre uma vez que o possuidor de uma pequena ou microempresa pode se preparar para o momento de expandir as atividades para o mercado extrínseco. “Em primeiro lugar, o empresário deve fazer uma estudo da gestão, no sentido de entender uma vez que seus processos, produtos e serviços estão em verificação ao mercado. Uma das formas, por exemplo, pode ser visitando feiras setoriais. Ou por outra, colocar o mercado internacional na estratégia da empresa é primordial para que todos da empresa se engajem nessa atuação”, comenta.
Para orientar e incentivar que um número maior de pequenos negócios acesse esse mercado, será realizado entre os dias 8 e 9 de agosto, no Rio de Janeiro, o Sebrae Global Experience, o maior evento de internacionalização para micro e pequenas empresas do Brasil. O seminário é gratuito e em formato híbrido. Inscreva-se aqui.
Durante o encontro, especialistas do Sebrae, empresários bem-sucedidos e representantes de mercados internacionais irão compartilhar boas práticas sobre uma vez que expandir seus negócios. A iniciativa também é uma oportunidade para ampliar a rede de contatos com potenciais parceiros comerciais e receber dicas de compradores internacionais.
“O evento é um importante fórum de discussões acerca de tendências e boas práticas que possam direcionar os modelos de negócios para o cenário de um mundo mais conectado, colaborativo e sustentável”, explica Gustavo Reis. “Além do teor, o evento proporcionará um conhecimento sobre potenciais mercados, atendendo às expectativas de público-alvo muito variado, desde aspectos de formação, tempo de experiência, gênero e idade. De empresas lideradas por jovens empreendedores(as) de startups, até empresários experientes de diversos segmentos”, completa o exegeta do Sebrae.
Serviço
Sebrae Global Experience
Data: 8 e 9 de agosto, das 10h às 17h
Inscrições: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/global-experience-2023
[ad_2]