Início Música Clara Nunes teve reação desproporcional, diz médico – 02/04/2023 – Música

Clara Nunes teve reação desproporcional, diz médico – 02/04/2023 – Música

69
0

[ad_1]

São Paulo

O cirurgião Antônio Vieira de Melo rompeu o silêncio sobre os últimos momentos de vida de Clara Nunes. A compositora, que morreu exatos 40 anos atrás, ficou em coma depois ter tido um edema no cérebro e ter se submetido a uma retirada de varizes. Em entrevista ao Fantástico, exibida neste domingo (2), o médico lembrou o que aconteceu naquele dia.

“Ela teve uma reação absolutamente desproporcional. Nunca mais vi na vida”, explica ele, ao Fantástico. “Quando eu cheguei no hospital, ela estava brigando com o anestesista porque ele estava insistindo para não colocar tubo na gasganete dela. Ela queria dormir, queria anestesia universal”.

Melo recorda que a anestesia foi aplicada e que notou um tanto estranho no final da cirurgia: o sangue da cantora estava “um pouco escuro”. “Naquela estação nós não tínhamos a monitorização que nós temos hoje. Ela estava com taquicardia, frequência muita rápida, igual a uma paragem cardíaca… Cheguei a fazer injeção intracardíaca de adrenalina. Ela voltou”, recorda ele.

Em reação à anestesia, Clara teve um choque anafilático e teve um grande edema no cérebro. Ela entrou em coma e morreu 28 dias depois.

Uma sindicância foi ensejo para investigar o caso. Conforme a reportagem do Fantástico, que teve entrada ao documento do Recomendação Regional de Medicina, os profissionais que participaram da operação foram unânimes em manifestar que os médicos não se ausentaram e que os equipamentos não falharam. Não houve erro médico. Assim, o caso foi arquivado, que também não teve denúncia da família.

[ad_2]

Artigo anteriorFrança: é possível viajar diante de greves e protestos? – 28/03/2023 – Turismo
Próximo artigoModa de Bruna Marquezine no Lollapalooza 2023 tem cintura baixa, alfaiataria e mais tendências de moda