Início Negócios Bares e restaurantes esperam faturamento 7% maior com festas corporativas | ASN...

Bares e restaurantes esperam faturamento 7% maior com festas corporativas | ASN Nacional

99
0

[ad_1]

Para o os empresários do setor de bares e restaurantes, dezembro é sempre o melhor mês de faturamento, mormente por conta das festas e confraternizações de término de ano. “Leste período é superinteressante, pois nos permite remunerar o 13º salário dos funcionários e prometer uma gordurinha para o início de ano, quando costuma tombar um pouco o movimento”, afirma o empresário Thales Furtado, proprietário do Primeiro Bar, eleito por cinco vezes o melhor do ramo em Brasília.

De combinação com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a expectativa para o setor é de subida de 7% no faturamento em relação ao mesmo período no ano pretérito. “Cá, no Primeiro Bar, se confrontar com o mês de novembro, o aumento é de quase 20%”, comenta o empreendedor que já passou pelo Empretec do Sebrae no Região Federalista. Por isso, para os fins de semana, Thales Furtado contrata mais profissionais para dar conta da demanda. A pesquisa da Abrasel mostra que, assim porquê o empreendedor brasiliense, 35% das empresas do ramo pretendem contratar funcionários.

Ele conta que neste ano as reservas para confraternizações se concentraram a partir do dia 1º de dezembro e vão até 23 de dezembro. O espaço comporta até 400 pessoas e a cozinha oferece um cardápio que se adapta às expectativas das equipes interessadas em realizar a sarau. “Temos pacotes especiais para confraternizações na hora do almoço ou do jantar, além de um com rodízio de petiscos. A grande maioria prefere fazer comanda individual e cada um acerta a sua conta no final”, explica.

“Os restaurantes devem estar preparados para receber um grande número de reservas e pedidos de encomendas, e devem prometer que tenham pessoal e recursos suficientes para mourejar com o aumento da demanda. Os donos dos estabelecimentos também devem estar atentos ao menu privativo de término de ano, à limpeza, à decoração e ao envolvente, que devem deleitar aos clientes”, aponta o comentador de Competitividade do Sebrae Luiz Rebelatto.

Para ocupar o cliente, Thales contou ainda que é importante ter diferentes alternativas para atender o público. Ou por outra, as redes sociais merecem uma atenção privativo. “Mais de 80% das nossas vendas vêm do investimento que fazemos no Instagram e Facebook. Desde o início de novembro, também investimos em um ponto de venda na loja falando sobre as confraternizações”, comenta.

O comentador do Sebrae ressalta que o prolongamento no faturamento das festas de término de ano de 2023 ainda pode estar ligado indiretamente ao término da pandemia.

Muitas empresas estão ansiosas por comemorar suas realizações com seus funcionários posteriormente um período difícil. A influência disso para o fechamento do ano e para o fôlego desse setor é enorme, pois são festas muito lucrativas, que podem ajudar a impulsionar o prolongamento econômico.
Luiz Rebelatto, comentador de Competitividade do Sebrae.

Pós-venda

O Sebrae orienta que uma das tarefas mais importantes para o setor de bares e restaurantes é preparar análises pós-vendas, que podem facilitar na avaliação do impacto das festas de confraternização corporativas no faturamento e compreender melhor as preferências dos consumidores. “Esse feedback dos clientes é fundamental para prescrever quais opções de menu foram mais populares, com melhor aprovação e quais as áreas que precisam de melhorias. Os restaurantes também podem oferecer descontos e promoções especiais para incentivar os clientes a voltarem no horizonte”, destaca Luiz Rebelatto.

[ad_2]

Artigo anteriorAcademia Amazon Sebrae: parceria estratégica impulsiona o empreendedorismo digital | ASN Nacional
Próximo artigoSebraetec: programa terá R$ 400 milhões para inovação nos pequenos negócios em 2024 | ASN Nacional