[ad_1]
Dermatologista alerta sobre os riscos do uso de produtos que podem fomentar alergias graves

A maquiagem desempenha um papel fundamental nas produções de carnaval, contribuindo para a frase artística e a celebração vibrante dessa solenidade cultural. Seja em desfiles de escolas de samba, blocos de rua ou festas temáticas, a originalidade na make é frequentemente um destaque notável.
No entanto, é crucial ressaltar a influência de usar produtos de maquiagem de qualidade e tomar precauções ao aplicá-los. O uso inadequado ou a escolha de produtos inapropriados, porquê glitter, tintas e lápis que não são o uso na pele, podem acarretar riscos para a saúde, conforme explica a dermatologista Dra. Adriana Vilarinho, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Ateneu Americana de Dermatologia (AAD).
Produtos adequados para a pele
A orientação da médica é usar produtos hipoalergênicos de uso testado para a face ou cabelos, protegendo-os, e não olvidar de usar sempre uma chuva termal e/ou hidratante ligeiro ao menos 10 minutos antes da emprego. “Na hora de fazer uma pintura dissemelhante, é forçoso usar esponjas e lápis macios (o que pode ser feito com sabão de coco) e sem olvidar de observar a validade dos produtos”, aconselha a Dra. Adriana Vilarinho.
Sintomas de alergia
O grande risco é que os sintomas de reação alérgica com alguns produtos raramente são imediatos. “O inchaço e vermelhidão costumam brotar com o uso cumulativo, associação com medicamentos e/ou exposição à luz. Sinais e sintomas podem brotar até 24h depois do uso”, explica a Dra. Adriana Vilarinho.
Por isso, é preciso permanecer circunspecto a qualquer diferença na pele. “Se o paciente notar irritação na pele, vergões vermelhos (pode ser urticária ou dermatites diversas), deve procurar imediatamente o médico, já que, porquê toda lesão em medicina, agrava com o tempo e alguns hábitos (porquê exposição à luz, comichão e outros)”, alerta.
Outrossim, conforme a médica, a sisudez das reações varia de pessoa para pessoa e do tipo de química ao qual foi exposto. “Crianças possuem a pele mais fina e sensível à intoxicação e irritação por estes químicos presentes em cosméticos e tinturas inadequadas, e é necessário consultar-se com facilidade para serem tomadas as providências para cada caso”, destaca.
Desvelo com o uso do spray de espuma
Outro vilão da folia são os sprays de espuma sintético. “A formação do resultado apresenta substâncias que, em contato com a pele, podem fomentar reações alérgicas e urticárias, além de irritações na gorgomilos e nos olhos”, explica a médica. Outrossim, o gás utilizado para fazer com que o mecanismo de spray funcione é derivado de petróleo, que é altamente inflamável.
“Além das reações alérgicas, caso haja contato direto do spray com alguma secção do corpo, a recomendação é lavar bastante o lugar com chuva fluente. Persistindo os sintomas, o folião deve procurar atendimento médico”, recomenda a Dra. Adriana Vilarinho.

Para não errar na maquiagem
E os alertas não param por aí. Mesmo a maquiagem segura e indicada para a você pode prejudicar a oxigenação, ressecar a pele e fomentar acne e alergias, seja por uso indiscriminado, em lugar não indicado ou sem limpeza adequada. Por isso, isso a médica lista algumas dicas sobre porquê utilizar maquiagem sem danificar a pele e ainda obter um resultado bonito. Confira!
1. Lápis preto na risca d’chuva dos olhos
O lápis preto na risca d’chuva em excesso, pode deixar o olhar pesado e intensificar a dimensão das olheiras, que podem permanecer mais escuras e marcadas. Por isso, não exagere na emprego.
2. Tarar a mão na base de cobertura
No intuito de esconder todas as manchinhas, espinhas e cravos, muita gente acaba exagerando na quantidade de base, predispondo a acúmulo de resíduos e acne. O ideal é usar uma cobertura líquida (penetra menos que o pó) e de origem mineral, prescrita pelo seu médico. E lavar com frequência a esponja e/ou pincéis.
Outrossim, várias camadas de produtos sequencialmente irão “saturar” e conferir vista craquelado à pele, que precisa de um tempo (ao menos 10 min) para sorver cada resultado.
3. Desvelo com a emprego do batom
É preciso atenção na hora de infligir o batom para não deixar o resultado reunir nos lábios. Outrossim, é preciso hidratá-los antes de infligir o batom, para que os lábios não fiquem ressecados e com fisionomia envelhecida.
4. Atenção com sobrancelhas muito marcadas ou preenchidas
Sobrancelhas grossas e muito preenchidas tem sido queridinhas das mulheres, e realmente entregam um olhar mais sedutor, mais extenso e mais desimpedido. Mas exagerar no perímetro e no preenchimento dos fios pode dar um vista falso e deixar o olhar muito pesado.
5. Desvelo ao retirar pomadas e fixadores de cabelos
A lavagem feita incorretamente pode irritar os olhos aos produtos terem contato com a região ocular. Por isso, atenção na hora do banho!
Por Mayra Barreto Cinel
[ad_2]