O frizz é um incômodo para muitas mulheres e, às vezes, parece uma missão impossível combatê-lo, principalmente quando os devidos cuidados não são adotados. Uma das principais causas do fenômeno está relacionada à umidade do ar. Por exemplo, quando o cabelo está poroso e ressecado, tende a buscar chuva no envolvente e, em contato com essa umidade, se repele, causando o frizz.
No entanto, uma boa notícia é que problemas desse tipo podem ser evitados, basta adotar alguns hábitos certos. A término de te ajudar nessa tarefa, a marca holandesa de cosméticos profissionais para cabelo Keune Haircosmetics lista o que você deve fazer. Veja!
1. Evite lavar os fios com chuva quente
A chuva quente remove a oleosidade originário do epiderme viloso e dos fios, deixando os dois desprotegidos. O epiderme viloso torna-se ressecado e acaba descamando, facilitando a ingresso de microorganismos oportunistas, podendo aumentar casos de caspa, dermatites e irritações.
“A chuva quente acaba tirando segmento da classe lipídica, tanto do epiderme quanto do fio, provocando ressecamento. Isso motivo dor, incômodo e sarna”, comenta Pedro Guimarães, cosmetólogo e educador da Keune Haircosmetics. Os fios, sem proteção originário, ficam mais sujeitos às agressões externas.
2. Não esfregue o xampu
Quando o cabelo está úmido, está em seu momento mais frágil, uma vez que suas ligações químicas estão interagindo com a chuva. Isso o deixa mais sujeito a rupturas e quebras. Esfregar os fios gera atrito, que pode deixar o cabelo mais embaraçado e com cutículas abertas e danificadas. Desse modo, os fios ficam sensíveis aos agentes externos que causam danos, porquê o frizz.
O xampu deve ser aplicado no epiderme viloso, massageando em movimentos circulares. Na segunda lavagem, aplique o shampoo no epiderme viloso e massageie até formar espuma. Essa espuma pode ser conduzida para o comprimento e pontas de maneira gentil e suave, utilizando as pontas dos dedos para espalhá-la pelos fios, evitando gerar atrito. Os ingredientes ativos do shampoo farão a limpeza de modo suave, sem embaraçar os fios, facilitando o desembaraço depois.
3. Utilize toalhas de microfibras
Toalhas de microfibra absorvem a chuva de modo mais rápido, sem que você precise esfregar o cabelo no tecido ou restringir a filamento. O resultado é menos lisura cuticular e menos quebra por atrito e tração, o que colabora para evitar o frizz. Em cabelos cacheados, as toalhas de microfibra ainda colaboram para cachos mais definidos.
4. Invista em um leave-in
Nos passos anteriores, protegemos a estrutura e evitamos desgaste desnecessário da filamento capilar. Agora é hora de protegermos o cabelo. Assim porquê, em dias frios, por exemplo, nos agasalhamos e hidratamos mais a pele e os lábios para gerar uma barreira de proteção, é importante fazermos isso com os fios também. Além de ajudarem a livrar os fios, os leave-ins possuem ativos que controlam o eriçado e criam uma barreira em volta do cabelo para que ele fique protegido.
5. Aplique sérum reparador
Se você tiver cabelo quimicamente tratado, infligir um sérum reparador no comprimento e nas pontas é uma das melhores soluções para manter os fios saudáveis. Isso porque cabelos sensíveis precisam de proteção e tratamento extra para permanecerem saudáveis.
Por Julia Padovani