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1ª padaria Lixo Zero do Brasil oferece menu afetivo e doses de sustentabilidade | ASN Nacional

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O que vem à cabeça quando se pensa em um lugar aconchegante para tomar aquele moca da manhã delicioso? “PA-DÓ-CA”. Cátia Lopes (44) e Camila Marconi (41) utilizaram o sobrenome carinhoso de panificação para alavancar um negócio de sucesso com foco na cozinha afetiva e na sustentabilidade. Em 2023, a PADÓCA DO CA, até portanto conhecida no Lago Setentrião, bairro brasiliense, ganhou repercussão vernáculo ao se tornar a 1ª panificação Lixo Zero do país. A conquista reflete a reinvenção de um protótipo de negócio tradicional e o compromisso das sócias com o meio envolvente.

A história da PADÓCA DO CA começou no auge da pandemia, quando Cátia, à idade gerente mercantil de marca de tendência, e Camila, da espaço de eventos corporativos, foram drasticamente impactadas em suas funções e decidiram inovar. A teoria de perfurar uma panificação com toque próprio foi encarada uma vez que oportunidade para a transição de curso e levada muito a sério. “Por mais que a gente acredite no potencial do negócio, o pé precisa estar muito no solo, pois o duelo até conseguir o que foi planejado é significativo”, afirma a sócia.

Em seguida sete meses de planejamento pormenorizado e capacitações do Sebrae, a PADÓCA DO CA nasceu uma vez que uma panificação com propósito afetivo. Segundo Cátia, a proposta é oferecer comida de qualidade com medidas concretas para reduzir, reutilizar e reciclar seus resíduos. Esse compromisso ambiental levou o negócio a, dois anos depois de perfurar as portas, virar referência vernáculo ao atingir a taxa de 96,2% de ramal de aterro e se tornar a 1ª panificação lixo zero do Brasil.

A partir do duelo global da produção de resíduos, as empreendedoras destacam a influência da conscientização.

Acreditamos que todos somos responsáveis por cuidar do meio envolvente e a PADÓCA procura ser um agente de transformação na construção de uma comunidade mais sustentável. Nossa missão é proporcionar aos clientes uma experiência afetiva num envolvente confortável e familiar, sempre levando em consideração a preservação do meio envolvente.
Cátia Lopes, sócia da PADÓCA

Na prática, a panificação não utiliza sacos de lixo para descarte de recicláveis e vidro, os resíduos orgânicos são direcionados ao @projeto_compostar e o cardápio em QRCode nas mesas reduz o uso de papel. Além de escolher fornecedores que adotam boas práticas, a empresa incentiva o transacção sítio, adquirindo bebidas em garrafas retornáveis ou de fontes sustentáveis. “Temos o compromisso contínuo de buscar práticas inovadoras e sustentáveis, inspirando outras empresas e a comunidade a adotarem ações responsáveis em prol do meio envolvente”.

As sócias “ralaram” para ajustar o negócio às diretrizes Lixo Zero mantendo a qualidade dos produtos. Até descobrirem uma vez que manter a macieza do pão sem usar o plástico filme na produção da volume, por exemplo. “Essa lanço foi desafiadora, gerou desperdício e muita dor de cabeça”, relembram. Depois de inúmeros testes, foi hora de escalar a produção com o material mútuo para a volume resfolgar, em conformidade com a política de saúde e segurança. “Atualmente, um consultor gastronômico e uma nutricionista ajudam a encontrar soluções seguras para evitar o uso de plástico nos provisões produzidos na panificação”.

Panificação e Pessoas

A formação e retenção da equipe é um ponto de atenção para as empreendedoras, que oferecem uniforme treinamento aos profissionais. “Já fizemos o Empretec e, por meio do programa ALI, do Sebrae, uma técnico em equipe autogerenciável nos auxilia com soluções uma vez que contratações, feedbacks e realização de tarefas”, comenta Cátia. As sócias visam vendas imediatas e mais lucrativas, melhorando a rentabilidade.

“A PADÓCA passou por todas as fases de correções, incluindo ajustes na cozinha, operação, produção e sistemas que não estavam funcionando. E essas mudanças não foram fáceis”, revela Cátia. Hoje, a panificação mantém contratos consistentes com pequenas e grandes empresas, fornecendo pães, moca da manhã e almoços diariamente. Os próximos planos de Cátia Lopes e Camila Marconi incluem obter financiamento para comprar a loja ao lado da PADÓCA, concretizando 100% do projecto de negócios criado em 2020, e fabricar filiais inteligentes em dois anos.

Menu afetivo

O cardápio da PADÓCA DO CA resulta de uma abordagem afetiva e consciente. Os pães, por exemplo, passam por uma levedação lenta, permitindo que a natureza trabalhe seu glúten e conferindo um sabor próprio. Além do tradicional pão gálico, a panificação oferece opções com jerimu, batata, cereais e croissants, além de ser famosa pelas Carolinas e pelo pão com requeijão crocante. O zelo pelo cliente também é prioridade: “Tratamos o cliente pelo nome, sabemos o que gosta de manducar, onde mora e quais dias está conosco. Isto facilita o encantamento e a antecipação para o atendimento”, completa a sócia Camila Marconi.

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