Início Beleza 11 mitos e verdades sobre estrias

11 mitos e verdades sobre estrias

7
0


Profissional esclarece principais questionamentos sobre prevenção e tratamento dessas marcas na pele

Estrias podem ser causadas por diversos fatores Estrias podem ser causadas por diversos fatores Imagem: Prostock-studio | Shutterstock

As estrias atingem boa segmento das mulheres, mas não oferecem nenhum tipo de risco para a saúde. Mesmo assim, essas marcas na pele podem mexer com a autoestima e motivar diversas dúvidas sobre prevenção e formas de tratamento. Por isso, a enfermeira profissional em estrias Dra. Talita Cibele, responsável pela clínica Novapelli, esclarece os principais questionamentos sobre o tema. Confira!

1. Pruir a pele provoca estrias?

Mito. A pruído é uma consequência das estrias e não a desculpa delas. Algumas pessoas sentem pruir a pele quando as fibras elásticas da pele estão se rompendo. Outras chegam a sentir ardência e dor durante o rompimento.

2. Listra é um tipo de cicatriz?

Verdade. A raja acontece quando a pele estica rapidamente, seja em um estirão de incremento na juventude, na gravidez ou em um processo de proveito de peso. Nos pontos em que a pele mais precisou se esticar ficam marcas, que podem ser vermelhas, brancas, roxas, castanhas ou pretas, dependendo do tom da pele.

3. Estrias só aparecem nas nádegas?

Mito. As estrias podem surgir em qualquer segmento do corpo. As áreas mais comuns são seios, braços, costas, ventre, coxas, joelho, flancos e panturrilhas.

4. Tomar sol piora o paisagem das estrias?

Mito. O sol não muda em zero as estrias. O que acontece é que, no caso das marcas esbranquiçadas, quando o resto da pele está bronzeada, as estrias ganham mais destaque.

Hidratar a pele durante a gravidez ajuda a prevenir estrias Imagem: Ground Picture | Shutterstock

5. Hidratar a pele da ventre evita o surgimento de estrias na gravidez?

Verdade. Manter a pele hidratada durante a gestão ajuda na prevenção de estrias em todo corpo. O ideal é usar hidratantes específicos para gestantes, ricos em chuva, nutrientes e óleo para prometer umectação e retenção de chuva na pele.

6. Quanto mais antiga é a raja, mais difícil é o tratamento?

Mito. Os fatores que são levados em consideração para estabelecer o protocolo de estrias não tem zero a ver com a idade das marcas. Pontos porquê largura e profundidade da lesão, exigência e saúde da pele são mais importantes que o tempo da raja.

7. O que define se a mulher vai desenvolver raja na gravidez é a genética?

Verdade. O surgimento de estrias é multifatorial, ou seja, acontece por uma série de razões e a genética é uma delas. Hábitos alimentares, consumo de chuva e hidratação da pele também podem colaborar ou não para o emergência das lesões.

8. Estrias vermelhas são mais fáceis de serem tratadas?

Mito. A coloração das estrias não interfere no nível de dificuldade de tratamento. É verosímil tratar qualquer tipo de raja.

9. Consumo saliente de açúcar estimula o surgimento de raja?

Verdade. O açúcar provoca a inflamação dos tecidos, o que inclui a pele. Quando a pele está inflamada a chance do surgimento de estrias é maior. Outrossim, existe a glicação, quando a molécula de glicose se fixa na ligamento elástica da pele e provoca o rompimento da ligamento.

10. Usar calça jeans e cinturão modeladora provoca raja?

Mito. Fricção não impacta o surgimento de estrias, logo, o uso de calça jeans ou de cinturão modeladora é indiferente.

11. Exercícios ajudam a prevenir estrias?

Verdade: Exercícios porquê porquê marcha, natação e yoga ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a manter um peso saudável, reduzindo o estiramento da pele.

Por Palloma Mina e Redação EdiCase



Artigo anteriorMetallica doa meio milhão de reais para vítimas no Sul – 10/05/2024 – Música
Próximo artigoMorar no McDonald’s, nem nos meus piores pesadelos – 10/05/2024 – Cozinha Bruta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui