Promover a instrução financeira entre os donos de pequenos negócios e fazer com que suas empresas seja sustentáveis. Esse é o principal objetivo do Sebrae na participação da 10 ª Semana Vernáculo de Instrução Financeira (Semana ENEF), iniciativa do Fórum Brasílico de Instrução Financeira (FBEF) que acontece anualmente desde 2014. Entre os dias 15 e 21 o Sebrae Vernáculo e diversas unidades do país irão promover ações para conscientizar os empreendedores da relevância de estarem com as contas em dia.
“A Semana ENEF procura conscientizar o tipo sobre a relevância do planejamento financeiro para que ele desenvolva uma relação equilibrada com o verba e saibam tomar decisões sobre finanças e consumo que promovam o seu bem-estar”, comenta a crítico de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Ellen Bomfim.
Ela ainda destaca que quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue lastrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo.
O tema desse ano será o mesmo adotado na edição de 2022: “Resiliência Financeira”. Entre as ações que serão executadas está a promoção de lives diárias com dicas e avaliações de especialistas sobre porquê praticar a instrução financeira nos negócios.
No dia 16, as 14h será transmitido ao vivo, pelo YouTube do Sebrae, o quadro “Instrução Financeira: agir agora para a sustentabilidade de amanhã”, realizado pelo Sebrae/MG. Entre os participantes está a empreendedora e técnico em finanças Natália Arcuri. Na ocasião também será lançado o programa Instrução Financeira nas Escolas.
No mesmo dia, 19h, será abordada em live as experiências atuais da instrução financeira do Brasil, com a participação de Ronaldo Silva (Banco Médio), Uelton Roble (Febraban) e Eduardo Amuri (Educador Financeiro). Na quarta-feira (17), nesse mesmo horário, será discutido o poder da orientação financeira na transformação de vidas, com André Barreto (CEO da N2App) e na quinta-feira (18), a live irá tratar sobre porquê ser consciente na hora da tomada de crédito, com a Vera Ferreira (pesquisadora e Presidente da IAREP) e Carlos Fonseca (Educador Financeiro).