Veja as dicas dos cabeleireiros para manter a saúde dos fios nesta quadra do ano
A estação mais quente do ano exige muitos cuidados com a saúde, a pele e os cabelos. Que é importante passar protetor solar no corpo e no rosto todos os dias, todo mundo já sabe. Porém, muita gente deixa de lado os cuidados com os fios e termina o verão com os cabelos opacos e sem vida.
Alguns cuidados gerais, porquê ingerir muita chuva e ingerir víveres leves, frutas e verduras, refletem no paisagem da pele e dos cabelos. Todavia, alguns cuidados específicos podem proteger ainda mais os fios dos poderes nocivos da chuva do mar, da areia, do vento e do sol, os maiores agressores nesta quadra do ano. “O vento e a areia provocam uma esfoliação nos fios. As cutículas do cabelo abrem, deixando o paisagem bastante sedento e poroso”, explica a cabeleireira Rose Cogo.
Quais produtos usar?
Condicionadores e hidratantes ajudam a amenizar os danos. Cremes sem enxágue, porquê o leave-in à base de derivados de silicone, têm vitamina B5 e efeitos impermeabilizantes, que auxiliam na hidratação do fio.
“Existem protetores solares para cabelo que saem na chuva e outros que não. Eles devem ser aplicados a cada duas horas. É muito recomendada a utilização destes produtos, pois possuem filtros UVA e UVB, que protegem da incidência direta do sol”, orienta Rose Cogo.
Produtos para usar na piscina
Os vilões não estão presentes somente na praia, mas também na piscina. O cloro danifica a saúde capilar, deixando os fios frágeis, quebradiços, com pontas duplas e sem cintilação. Ao optar pelos cremes, é importante dar preferência aos que possuem substâncias porquê ceramidas e karité, que ajudam a regenerar e evitar o envelhecimento do cabelo. Substituir o condicionador por máscara de hidratação pode prometer um resultado ainda melhor.
“É bom optar por produtos que contenham vitamina E, porque agem porquê um antioxidante que não deixa os raios solares queimarem os fios. Aliás, provocam a ação de antidegradação, que protege os cabelos coloridos dos raios solares, preservando a cor viva por muito mais tempo”, completa o cabeleireiro Rodrigo Souza.
Bonitos, saudáveis e na tendência
Chapinhas, babyliss e secadores podem ser deixados de lado. A secagem pode intercorrer naturalmente. A tendência é deixar os fios com o paisagem proveniente. Outra maneira de evitar que o verão se torne vilão para os cabelos é a adoção de acessórios porquê chapéu e lenços, que, além de ótimas alternativas para proteção, dão um toque a mais no visual.