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João Ricardo Mendes, CEO e fundador da Hurb, idoso Hotel Urbano, renunciou ao função nesta segunda-feira (24), enquanto a empresa enfrenta dificuldades. Hurb, sucursal de viagens online
Divulgação/Web Summit
A sucursal de viagens online Hurb, idoso Hotel Urbano, passa por uma crise sem precedentes. Nas últimas semanas, alguns hotéis e pousadas suspenderam reservas de hospedagens feitas pela plataforma em seguida atrasos ou falta de pagamentos por segmento da Hurb.
Em meio à polêmica de reclamações de clientes nas redes sociais, João Ricardo Mendes, CEO e fundador da Hurb, renunciou ao função nesta segunda-feira (24). O pregão foi feito em seguida a divulgação de vídeos do empresário ameaçando e expondo dados de clientes.
Aquém, na reportagem, você vai entender:
➡️ O que é a Hurb;
➡️ A crise que a plataforma enfrenta;
➡️ Os vídeos que levaram o CEO a renunciar ao função;
➡️ E o que diz a empresa sobre os cancelamentos.
Em seguida xingar cliente, CEO da Hurb pede deposição e cita Eminem
O que é a Hurb?
A Hurb, idoso Hotel Urbano, atua no mercado de compras de viagens online no Brasil desde 2011. De contrato com o site da empresa, a Hurb é “uma empresa de tecnologia e inovação que hoje é a maior plataforma de viagens online da América Latina”.
Ainda segundo a plataforma, a empresa procura “proporcionar aos clientes um momento de lazer e pausa na rotina, sem qualquer estresse”, e oferece reservas para hotéis, resorts, pacotes de viagens nacionais e internacionais, passagens aéreas e passeios turísticos.
“Somos uma empresa feita de pessoas para pessoas e conseguimos deixar a experiência de viajar mais simples, conseguível e humana para os nossos viajantes. Por fim, it’s all about people!”, diz o site.
Qual é a crise enfrentada pela empresa?
Nas últimas semanas, alguns hotéis e pousadas suspenderam reservas de hospedagem feitas pela Hurb em seguida atrasos ou falta de pagamentos da plataforma. E muitos clientes usaram as redes sociais para reclamar de problemas nas reservas, voos e hospedagens. Os turistas relatam a preocupação com viagens marcadas e reclamam do atendimento da empresa.
Procurada pelo g1, a Hurb afirmou que trata cada caso individualmente com hotéis e pousadas, e alegou que não pode dar detalhes específicos por questões legais (veja nota na íntegra ao final do texto).
A empresa também disse que oferece atendimento por chat, e-mail e telefone para resolver os problemas enfrentados por viajantes que tiveram as hospedagens canceladas.
Dois donos de pousadas e cinco viajantes disseram ao g1 que não conseguiram resolver suas pendências com as viagens por esses canais. Um dos empresários acabou sendo pago dias depois de anunciar nas redes sociais que não aceitaria mais reservas vindas do site (leia cá).
A avaliação do Hurb é classificada porquê “ruim” pelo site Reclame Cá. A empresa recebeu 29 milénio reclamações nos últimos seis meses e é avaliada com nota 5,8 de 10.
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Qual a polêmica envolvendo o CEO?
CEO da Hurb xinga cliente de MS, expõe dados e faz ameaço
João Ricardo Mendes, CEO e fundador da Hurb, renunciou ao função nesta segunda depois que da divulgação de vídeos em que ele xinga, ameaço e expõe dados de um cliente em um grupo de funcionários da empresa no WhatsApp.
Mendes também já tinha publicado outro vídeo em suas redes sociais no qual debochava das reclamações de clientes (assista supra).
“Esses recentes acontecimentos, na verdade, foram erros do ‘João Ricardo Mendes’ e não de uma companhia inteira que é muito maior do que eu”, escreveu o empresário em sua epístola de repúdio.
Em sua epístola, ele diz que o atual mentor universal Otávio Brissant assumirá o função de CEO interinamente. Mendes segue, a partir de agora, porquê responsável legítimo e principal acionista da companhia. Assim porquê Antônio Gomes e José Eduardo Mendes, João Ricardo Mendes começou na plataforma junto com o seu lançamento, em janeiro de 2011.
O que disse o CEO em sua deposição?
João Ricardo Mendes, fundador da Hurb
Divulgação/Hurb
Na epístola de repúdio, o empresário diz:
“Está evidente que nascente ocorrência é um revérbero de mim – e as críticas que recebi são um poderoso lembrete de que devo mudar fundamentalmente porquê líder e crescer. “Esta é a primeira vez que estou disposto a consentir que preciso separar o João ‘Pessoa Física’ do João ‘Pessoa Jurídica’, pois estou prejudicando muitas pessoas”.
No final do documento, ele citou a música “Till I Collapse” do rapper Eminem e diz que é preciso encontrar força para “não desistir”.
Veja inferior o trecho:
“Cause sometimes, you just feel tired. Feel weak. And when you feel weak, you feel like you wanna just give up. But you gotta search within you. You gotta find that inner strength, and just pull that shit out of you. And get that motivation to NOT give up and NOT be a quitter. No matter how bad you wanna just fall flat on your face and collapse.”
Veja a tradução:
“Porque, às vezes, você unicamente se sente cansado. Se sente fraco. E quando você se sente fraco, você sente vontade de desistir. Mas você tem que procurar dentro de você. Você tem que encontrar aquela força interno e tirar essa m* de dentro de você. E obtenha essa motivação para NÃO desistir e NÃO ser um desistente. Não importa o quanto você queira unicamente desabar de rosto no soalho e desmaiar.”
O que diz a empresa sobre pacotes cancelados?
Em alguns casos, o Hurb sequer confirmou qual seria o hotel ou quando os clientes fariam a viagem. Segundo consumidores ouvidos pelo g1, a empresa afirma que é preciso remarcar os pacotes para além das três datas escolhidas devido a “indisponibilidade tarifária”.
Confira a nota do Hurb na íntegra:
“O Hurb, empresa brasileira que está no mercado há mais de 12 anos, sempre prezou pela transparência e a relação de crédito que tem com os seus viajantes e parceiros. Guiada pelo valor primordial de ser uma companhia feita de pessoas para pessoas, coloca clientes e stakeholders sempre em primeiro lugar”.
Com relação à solicitação do g1, a empresa informa:
“O Hurb vem conduzindo de forma individualizada um diálogo com cada parceiro de rede hoteleira que fez qualquer tipo de reclamação, independente da sua natureza. Por questões legais, detalhes específicos não podem ser abertos.
Fora o supra citado, os viajantes impactados, aqueles que tiveram suas reservas canceladas pelos parceiros, o Hurb esclarece que a empresa conta com um setor de atendimento ao cliente que opera 24/7, com colaboradores prontos para sanar todas as dúvidas ou ajudar com qualquer imprevisto. No chatbot, por exemplo, o cliente que está em viagem e precisa de qualquer suporte da empresa consegue se direcionar a uma equipe especializada através das opções apresentadas na conversa iniciada, que vai priorizar o caso para atendê-lo da melhor forma verosímil.
Por término, para se ter uma dimensão do cima volume das operações do Hurb, mais de 1.200.000 (um milhão e duzentos milénio) produtos e serviços foram operados pela OTA em 2022. No mesmo ano, a companhia foi responsável pelo embarque de viajantes para 272 destinos, número 20% maior em relação a 2021. Em 2023, a companhia já operou mais de 435.000 viajantes até a data de hoje.
Uma vez que supra mencionado, esses números atestam a capacidade do Hurb de operar em subida graduação, muito porquê demonstram o comprometimento da empresa com os seus clientes, mesmo que, globalmente, o setor de turismo ainda não tenha se renovado totalmente dos efeitos da pandemia de coronavírus.
O Hurb frisa que segue prezando pela escuta ativa e zelo com seus públicos e, por isso, está à disposição caso surjam eventuais dúvidas. Para isso, o atendimento pode ser realizado através dos serviços de chat online, e-mail individual e telefonema agendado. Todos os meios de contato são pensados para as diferentes necessidades e situações.”
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