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Medida começou a valer neste domingo (05) em Manhattan e a zona de restrição inclui diversos pontos turísticos, começando no Medial Park e indo até o sul da ilhéu, em Wall Street. A cidade de Novidade York começou a cobrar pedágio dos motoristas que querem guiar em segmento de Manhattan, incluindo pontos turísticos famosos, porquê os bairros do Village e Chelsea, o prédio Empire State e a região de Wall Street.
A medida passou a valer neste domingo (05).
A zona de cobrança automática em Manhattan cobre toda a segmento mediano e sul da ilhéu, em todas as ruas aquém da rua 60, na lema do Medial Park.
Tapume de 700 milénio veículos circulam pela região todos os dias, de convénio com a secretaria de transportes municipal. A velocidade média caiu de 14,6 km/h em 2010 para 11,4 km/h em 2024.
Bairros porquê Midtown, Village, Chinatown, High Line, Chelsea e Wall Street, entre outros, estão na superfície com cobrança de pedágio.
Vias expressas nas margens de Manhattan, porquê a West Side Highway, FDR Drive e o túnel Hugh L. Carey, estão fora da superfície de cobrança.
A medida visa reduzir o trânsito lugar, reduzir as emissões de gases poluentes e melhorar a qualidade de vida da população, de convénio com a prefeitura da cidade.
O presidente eleito Donald Trump prometeu rematar com o programa quando assumir o função em 20 de janeiro, mas não está evidente se ele seguirá adiante.
O projecto havia parado durante seu primeiro procuração enquanto aguardava uma revisão ambiental federalista.
Em novembro, Trump, cuja Trump Tower está na zona de pedágio, disse que a cobrança “colocará a cidade de Novidade York em desvantagem sobre as cidades e estados concorrentes, e as empresas fugirão”.
Para carros de passeio e pequenos veículos comerciais, os valores cobrados serão de US$ 9 (murado de R$ 55,60 na cotação de 3 de janeiro) em horário de pico e de US$ 2,25 (R$ 13,90) fora do horário de pico.
Táxis e veículos de transporte por aplicativo terão uma cobrança suplementar a ser paga pelos passageiros por viagem.
O valor é de US$ 0,75 (R$ 4,73) para os táxis e transporte executivo e de US$ 1,50 (R$ 9,27) para carros pedidos por apps.
Motos vão remunerar US$ 4,50 (R$ 27,80) no horário de pico e US$ 1,05 (R$ 6,49) fora do pico.
Para caminhões e ônibus, os valores variam de convénio com o porte do veículo e vão de US$ 14,40 (R$ 89) a US$ 21,60 (R$ 133) no horário de pico e US$ 3,60 (R$ 22,2) a US$ 5,40 (R$ 33,3) fora do horário de pico.
Cada veículo será cobrado somente uma vez por dia pelo sistema eletrônico EZ-Pass.
Não há sistema de cobrança manual e veículos sem o EZ-Pass receberão a cobrança pelo correio (os valores são maiores e não foram informados).
Os valores arrecadados irão ser aplicados em melhorias na infraestrutura de transporte público, segundo a prefeitura. Os preços do pedágio devem subir em 2028 e 2031, de convénio com o cronograma da secretaria de transportes.
Zona de restrição de tráfico com cobrança de pedágio em Manhattan
Reprodução/MTA
Placa de trânsito indicando a zona de cobrança de pedágio em Manhattan
Adam Gray/Reuters
Câmeras de leitura de placas de carros e sistema de cobrança automático do pedágio em Manhattan
Adam Gray/Reuters
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