O Nordeste ON – Neon, em São Luís (MA), contou com 10.834 inscritos, triplicando a estimativa prevista para os dois dias de evento, o que gerou um fluxo de 9.681 pessoas na dimensão de exposição, sendo 4.476 pessoas unicamente no primeiro dia. O grande volume de pessoas também repercutiu em moeda: foram R$ 2,5 milhões de investimentos nas startups e rodadas de negócios, segundo o exegeta de Inovação do Sebrae Rafael Castro.
Muitos empreendedores buscaram também as palestras do NEon, que, ao todo, contou com 55 ações de conhecimento em atividades simultâneas. No fechamento, o presidente do Sebrae, Décio Lima, reforçou o valor do movimento que reuniu empreendedores de vários cantos do país.
“São Luís é um imprevisto palco para o empreendedorismo. Nós temos orgulho do Maranhão, da sua força, da sua pujança e da sua resiliência em todos os sentidos da vida, da economia, e, principalmente, da frase cultural. Hoje, tivemos um dia muito privativo, fiquei surpreendido por todo esse calor humano e aprendi muito com todos vocês”, declarou.
Durante o dia, houve também a inauguração da Usina Fotovoltaica, que consiste em uma produção em tamanho de força elétrica por meio da captação e conversão de radiação solar em eletricidade. Essa é a primeira de uma série de três vegetais fotovoltaicas que o Sebrae no Maranhão construirá nos próximos quatro anos, com o objetivo de tornar a instituição autossuficiente em geração de força elétrica para todas as suas instalações no estado. Em operação desde março, a vegetal de placas fotovoltaicas tem capacidade de produzir eletricidade suficiente para suprir a urgência de provisão dos prédios da instituição em São Luís.
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente do Sebrae participaram da solenidade o presidente do Recomendação Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo de Souza; o diretor superintendente Albertino Leal de Barros Rebento; o diretor- técnico Mauro Cinzeiro de Andrade; e a diretora de Governo e Finanças Edila Neves da Silva.
Pelo Brasil
São Luís foi a terceira cidade a receber o Pelo Brasil, em seguida o projeto ter pretérito pelos estados do Rio Grande do Setentrião e da Paraíba, onde foram anunciadas parcerias com o governo do estado na dimensão de turismo e o lançamento de uma iniciativa com dados inteligentes voltados para o empreendedorismo. O Pelo Brasil está percorrendo o país de Setentrião a Sul para fomentar as potencialidades locais e, com isso, transfixar oportunidades de novos negócios.