Início Turismo Minas Gerais: cinco cidades para ver obras de Aleijadinho – 17/06/2023 –...

Minas Gerais: cinco cidades para ver obras de Aleijadinho – 17/06/2023 – Turismo

35
0


Esta é a edição da FolhaMinas, newsletter exclusiva com notícias sobre Minas Gerais. Quer recebê-la todas as quintas no seu email? Inscreva-se aquém.

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi rabi mineiro na arte barroca e rococó. Uma pesquisa recente da Universidade Federalista de Minas Gerais atribuiu ao artista a autoria de uma imagem de São Francisco de Assis Penitente, que estava guarda em Cipotânea (240 km de BH).

Há outros municípios considerados fundamentais para saber as obras do rabi. Selecionamos cinco cidades que expõem o trabalho do Antônio Lisboa e oferecem visitas gratuitas.

Ouro Preto (102 km de BH)

São Jorge já foi recluso em Minas. Não o santo guerreiro, patrono dos militares, mas a estátua feita por Aleijadinho no século 18. Quase trezentos anos depois, a estátua condenada pode receber visitas em Ouro Preto.

“A estátua foi feita para a procissão de Corpus Christi”, conta o prefeito do município, Ângelo Oswaldo (PV), que é curador de arte.

“Ela tinha uma lança em tamanho real. Claro dia, durante o desfile, o objeto escapou das mãos do santo e atingiu um paje [homem que guiava o cavalo da estátua]. O religioso morreu. O governador da província, Bernardo de Lorena, mandou prender a estátua e levou ela para a solitária”, completa.

São Jorge continua suspenso na antiga Moradia de Câmara e Prisão de Vila Rica, que se transformou no Museu da Inconfidência. Turistas e devotos podem comparecer no lugar de terça a domingo, das 10h às 18h.

Onde: Museu da Inconfidência, Rossio Tiradentes, 139 – Núcleo Histórico.


Além da estátua de São Jorge, outras obras do artista podem ser visitadas em Ouro Preto, caso da Igreja de São Francisco de Assis, projetada em 1766. Em 2009, o templo foi considerado uma das sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

Onde: Largo de Coimbra, s/n – Núcleo. ingénuo de terça a domingo, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Congonhas (78 km de BH)

Na ingressão do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos está o conjunto de esculturas chamado “Os 12 Profetas de Aleijadinho”. “Essa é a obra-prima do artista mineiro”, diz Nathália Rezende, historiadora do Museu Boulieu.

É verosímil ver esculturas dos profetas Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Habacuc, Jonas e Naum feitas em pedra-sabão e posicionados de maneira circunvalar.

O conjunto é considerado patrimônio da humanidade pela Unesco desde 1985. Próximo ao templo principal existem outras sete capelas que reúnem mais de 60 outras obras do artista.

Onde: Rossio do Santuário, S/n – Núcleo. Crédulo de terça a domingo, das 7h às 18h.

Sabará (21 km de BH)

A cidade acumula obras documentadas e atribuídas a Aleijadinho. Qual a diferença? As primeiras possuem registros históricos de que foram feitas por ele, enquanto as atribuídas tiveram confirmação da autoria depois investigações de historiadores e pesquisadores da superfície.

Entre as documentadas está o conjunto da Igreja Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Lá é verosímil observar obras com temáticas bíblicas e outras greco-romanas.

No Museu do Ouro, encontra-se a estátua Sant’ Ana Mestra. A autoria de Aleijadinho para a peça foi atribuída pela historiadora de arte brasileira Myriam de Oliveira.

Onde: Igreja, rua do Carmo, sn – Núcleo. Crédulo de terça a domingo, das 8h às 17h. Museu, rua da Intendência, s/n – Núcleo. Crédulo de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, sábados, domingos e feriados, de 12h às 17h.

Mariana (115 km de BH)

O Museu de Arte Sacra expõe cinco cadeiras e um trono episcopal feitos por Antônio Lisboa com detalhes arredondados que explicitam porquê eram feitas as decorações no período do rococó mineiro.

Onde: rua Frei Durão, 49 – Núcleo. Crédulo de terça a sexta, das 8h30 às 17h, sábado e domingo, das 8h30 às 14h.

Felixlândia (195 km de BH)

Destaque para a estátua de Nossa Senhora da Piedade, na igreja de mesmo nome. A peça em madeira foi esculpida em 1786.

Onde: Rossio do Santuário – Núcleo. Crédulo de segunda a quarta, das 7h às 18h; quinta e sexta, das 7h às 21h; sábado, das 6h30 às 18h; e domingo, das 6h às 21h30.

Artigo anteriorAprenda a lucrar tornando sua empresa sustentável | ASN Nacional
Próximo artigoMulher de Stênio Garcia se desculpa por destempero na TV – 17/06/2023 – Celebridades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui