Início Esportes Maranhense naturalizado vietnamita brilha na Copa do Sudeste Asiático

Maranhense naturalizado vietnamita brilha na Copa do Sudeste Asiático

12
0

[ad_1]

O Vietnã saiu em vantagem na final da Despensa do Sudeste Asiático graças a mais uma grande atuação do atacante Nguyen Xuan Son, dos quais nome de batismo é Rafaelson, nascido no Maranhão.

O brasílio naturalizado vietnamita marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre a Tailândia, nesta quinta-feira (2), em Viet Tri. A partida de volta será no domingo (5), em Bangkok, e o Vietnã tem a vantagem do empate.

“Foi importante lucrar o jogo hoje, foi um jogo difícil”, disse Xuan Son, ou Rafaelson. “Tem mais 90 minutos pela frente. Jogamos, vencemos, mas ainda tem uma partida na Tailândia. Precisamos seguir focados e tentar vencer o próximo jogo”.

Veja os gols aquém:

Cidadania veio às vésperas do torneio

Rafaelson chegou à marca de sete gols em quatro partidas pelo Vietnã desde que recebeu a cidadania em dezembro, cinco anos depois de chegar ao país para jogar pelo Nam Dinh.

Em sua estreia, ele marcou dois gols contra Myanmar na tempo de grupos e balançou as redes mais três vezes nas duas partidas da semifinal contra Singapura.

Um maranhense bombeiro no Vietnã

Originário de Pirapemas, município maranhense de 15 milénio habitantes, o atacante de 27 anos foi revelado pelo Vitória, onde chegou a fazer algumas partidas pelos profissionais.

De lá, Rafaelson seguiu para o Japão e a Dinamarca antes de desembarcar no Vietnã em 2019. Por lá, começou no Nam Dinh, passou por Da Nang e Bihn Dihn antes de voltar ao Nam Dinh em 2023.

O centroavante tem 52 gols marcados em 56 partidas com a camisa do clube. No totalidade, já balançou as redes 79 vezes em seis temporadas na liga do Vietnã.

Revanche na final da Despensa do Sudeste Asiático

Xuan Son/Rafaelson é o grande trunfo do Vietnã na procura pelo título da Despensa do Sudeste Asiático. A final contra a Tailândia é uma reedição da decisão de 2022, quando os tailandeses foram hexacampeões.

O Vietnã, por sua vez, tem dois títulos: venceu em 2008 (batendo a própria Tailândia) e 2018.



[ad_2]

Artigo anteriorVeja os 10 destinos de viagem que serão tendência em 2025; só tem um brasileiro na lista
Próximo artigoPrêmio F5: ‘Senna’, da Netflix, é eleita a série do ano – 19/12/2024 – Prêmio F5