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JBS versus a padaria da esquina – 08/09/2023 – Cozinha Bruta

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Para quem vem de São Paulo, o bairro Portão é o primeiro do município de Atibaia, logo em seguida a mote com Mairiporã. Ele fica a pouco mais uma hora de carruagem da terreiro da Sé –a rapaziada leva mais tempo para ir de Santa Cecília ao festival The Town.

O bairro Portão, não obstante, transborda caipirice.

Sua rua principal enfileira meia dúzia de lojas de coisas para sítio: ferramentas de roçar e de carpir, fertilizantes, cloro para piscina, ração de cachorro. A rua cheira a ração de cachorro.

No mais, a high street do Portão é ocupado pelo transacção pequeno, típico do interno. A lanchonete do Gordo, o talho Frigo Carnes, a farmácia Avenida, a tabacaria Manhattan e a papelaria Magia.

Sábado pretérito, entrei no supermercado Big –uma rede atibaiense com tentáculos em Bragança Paulista– e me deparei com um forno rotatório de assar frango, a popular televisão de cachorro.

Zero de mais, não fosse o trajo de o forno ostentar uma enorme placa da Seara, anunciando um evidente “frango de panificação”.

Seara é uma marca da JBS, a maior processadora de mesocarpo do mundo, com unidades em duas dezenas de países.

O titã corporativo resolveu competir com a panificação da esquina. Decidiu concorrer com os assados Bela Vista, ali mesmo no Portão, operação precária instalada na garagem de uma residência.

É terrífico que uma única companhia controle, sem excesso, todas as etapas da produção de um frango assado. A iniciar pelo galinheiro.

“Nas granjas próprias da JBS, os animais são alimentados exclusivamente com rações formuladas pela própria empresa”, diz o site da empresa. A JBS também detém o abate, o processamento, a distribuição e, finalmente, a televisão de cachorro.

Outra marca da JBS, a Swift, espalhou pelo Brasil lojas que vendem toda comida possivelmente congelável: mesocarpo, peixe, açaí, pizza pretensamente artesanal, sopa, arroz, feijoeiro, ravióli, pão de alho, coxinha, além de farofa, cerveja e charque.

Prático demais. Mas tentemos olhar sob outro prisma.

Para pequenos negócios, é impossível coexistir com uma empresa que controla a enxovia completa. A operação verticalizada, um tanto viável exclusivamente para o moeda graúdo, corta custos e força de trabalho.

Em português simples, significa menos empregos e preços que o empório da Madá nunca poderia oferecer. A panificação do Manuel vai fechar para dar lugar a uma loja Swift. O minimercado do Chang vai ser reinventado uma vez que Oxxo. A farmácia do Kazuo vai virar Droga Raia.

Tá se lixando e andando para o impacto social, desde que possa comprar todo o churras no mesmo lugar? Portanto preste atenção ao seu volta.

Os bairros ficam todos iguais. As cidades ficam todas idênticas. São Paulo, Atibaia, Brasília, Salvador, Fortaleza.

Você voa 3000 km, chega a um lugar que nunca visitou antes e encontra o mesmo deserto calmante e asséptico que tem ao lado de moradia. E ainda pode dar o CPF para gozar das ofertas do cartão-fidelidade.

É muito mais do que entediante ou raso. É a morte em vida.


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