Ter uma experiência imersiva e saber, ao lado de empresários de diversas regiões do Brasil, as principais tendências culinárias, os equipamentos e as novidades do setor de alimento. Esse é o intuito da missão internacional para o NRA Show, feira da associação vernáculo dos restaurantes dos Estados Unidos (National Restaurant Association), que acontece de 20 a 23 maio, em Chicago. A missão técnica é promovida pelo Sebrae/PR e a Fecomércio PR.
A missão paranaense será composta por 14 participantes, sendo a maior segmento formada por empresários do setor. A equipe contará ainda com a presença de representantes da prelo, especialistas da extensão de gastronomia, do Sebrae/PR, do Senac e da Fecomércio PR. O evento terá uma extensa programação e a participação de mais de 2.300 expositores de todo o mundo.
Para Dirlei Zanatto, que tem um restaurante e uma cafeteria em Toledo, no oeste do Paraná, saber outras realidades pode ajudar com novas ideias para o seu negócio.
“Eu tive a oportunidade de participar de uma missão técnica em 2016, com o Sebrae, para Novidade Iorque. Foi uma programação que agregou muito para a minha empresa na quadra. Agora, eu vou com foco na robótica. Estamos remodelando algumas coisas e queremos pensar na transformação do nosso negócio em franquia. Vou com foco nisso, na troca de experiências”, conta a empreendedora.
Na avaliação do empresário Divaldo Lins Maciel, que tem um restaurante em Curitiba, saber os processos e formas de trabalho de ambientes gastronômicos de outro país ajuda a enriquecer o próprio negócio.
“Essa é a segunda vez que estou indo. A gente percebe muitas diferenças do mercado norte-americano para o brasiliano. Lá, eles automatizam muitos processos e focam na facilidade e redução de custos. Minha expectativa é que, desta vez, o foco seja um pouco mais humanizado em relação às experiências dos clientes e novidades”, pontua Divaldo.
Parceria
De pacto com a coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, a pandemia mudou a forma uma vez que consumimos víveres fora de morada, com uma transição do protótipo de salão para o delivery, que agora está em estabilidade. Por isso, a participação no NRA Show traz luz para as tecnologias disponíveis para melhorar os processos dos serviços de alimento, muito uma vez que novos modelos de negócios.
“Aqueles que se adaptarem mais rapidamente terão mais chances de sobrevivência e propagação em um mercado mais difícil. As tendências incluem porções menores e qualidade subordinado dos produtos devido ao poder econômico reduzido. A mudança na rotina da sociedade impactou fortemente o setor de alimento fora de morada, e é importante que os bares e restaurantes se adaptem a essas mudanças”, afirma Patrícia.
Giovanni D. C. Bagatini, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, acrescenta que o objetivo da missão é facilitar para empresários do setor de turismo e gastronomia do Paraná a identificação de boas práticas internacionais e captação de tendências para utilização em seus negócios.
“Os empresários terão chegada a casos de sucesso através das palestras com executivos de empresas que são referências internacionais. Conhecerão também as últimas tendências globais do setor, visitarão alguns empreendimentos inovadores, farão networking, terão chegada a produtos, fornecedores, experiências e negócios dos mais variados, muitos com representação no Brasil, além de saber a cidade de Chicago”, completa.
National Restaurant Show
É uma das principais feiras de alimento fora do lar no mundo, em que são apresentadas as grandes novidades de empresas dos Estados Unidos e outros mercados internacionais relacionados aos serviços de víveres para hotéis e restaurantes. O evento acontece em Chicago, no estado de Illinois, cidade que, em 2022, foi reconhecida pela revista Time Out uma vez que a melhor das Américas para se viver e viajar.