[ad_1]
Médicos explicam porquê é provável ter uma boca formosa e que harmonize com o rosto

A massificação da harmonização facial produziu efeitos colaterais gigantescos: pessoas sem identidade, com rostos padronizados, algumas vezes distorcidos e, também, lábios extremamente extravagantes, “carnudos”, exageradamente preenchidos. Agora, mais pacientes correm para dissolver seus preenchimentos labiais.
As hashtags elucidam muito esse cenário: nas plataformas de vídeo porquê TikTok e Reels (do Instagram), as tags relacionadas ao procedimento de dissolver os preenchimentos labiais, porquê #lipdissolving (com 245,3 milhões de visualizações), #lipfillerdissolved (40,6 milhões) e #lipfillerdissolving (37,2 milhões), estão assustadoramente bombando. Na outra ponta, técnicas alternativas para obter lábios mais bonitos estão ganhando popularidade.
“Os pacientes que buscam tratamentos médicos de venustidade priorizam majoritariamente um resultado que seja clean, suave, para melhorar a qualidade da pele, com tratamentos de sustentação e prevenção, mas zero de intervenções exageradas ou que mudem a anatomia. Eles querem esse ar de elegância e sofisticação também no rosto”, destaca o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O médico explica que as pacientes não deixaram de se sujeitar ao preenchimento labial e enfatiza que elas procuram por um resultado suave, sem modificar a anatomia do lábio. Isso porque as pessoas não desejam fingir ter feito preenchimento labial.
Proporção para lábios mais naturais
Segundo a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, um estudo publicado na JAMA Facial Plastic Surgery em 2017 mostrou, com estudo de face de mulheres, que a proporção mais adequada e considerada mais atrativa foi a relação de 1:2 entre lábio superior e subordinado.
“Quando o lábio superior é supercorrigido, o volume não precisa ser tão grande, mas, se permanecer fora desta proporção, dá sentimento de estar sempre fazendo ‘ponta’. Um lábio muito para frente, aumentado no sentido anterior, pode conferir vista de pato, muito comentado pelas pacientes”, explica a profissional.
Simetria em primeiro lugar
Nos tratamentos labiais de 2023, tamanho definitivamente não é documento – na verdade, esse quesito ocupa uma posição muito baixa na lista de prioridades dos pacientes. “Estamos vendo muito mais pacientes pedindo definição, hidratação e muito pouco preenchimento. Os pacientes buscam perímetro dos lábios mais definido, volumes com melhor proporção, maior simetria entre os lábios e entre a boca e o rosto”, diz a profissional.
E, quando há essa procura, ela se dá com uma série de ressalvas, com um resultado mais oriundo, conservador, e zero de extravagâncias. “Principalmente em lábios, menos é mais. O preenchimento é feito e esperado o período de retorno do edema, pode-se preencher um pouco mais depois”, diz a cirurgiã.
Alternativas para lábios maiores
Ainda nas agulhas, quem realmente procura ocupar lábios volumosos com resultados mais duradouros encontra uma opção segura no procedimento publicado porquê lipoenxertia. Conforme explica Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico formado pela UNIFESP e membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons), é uma técnica realizada com gordura retirada do próprio paciente que, em seguida tratada, é injetada na região dos lábios.
“O procedimento é muito seguro, pois o material utilizado não é estranho ao organização, e garante resultados naturais e duradouros, já que, ao contrário do que acontece com o ácido hialurônico, somente segmento da gordura é absorvida pelo organização, enquanto o restante é definitivo”, destaca.
“Por necessitar de uma pequena lipoaspiração, esse procedimento é feito em envolvente hospitalar, normalmente associado a outras cirurgias. Hoje temos a técnica de micro ou ainda nanoenxerto de gordura, em que fragmentos muito pequenos de gordura são injetados tanto nas rugas quanto nos lábios. Além de volumizar, a gordura estimula a produção de colágeno, melhorando o vista dessa pele”, acrescenta o cirurgião.

Procedimentos não invasivos
Há opções, também, para quem quer fugir das agulhadas. Nesse caso, as tecnologias podem entrar em cena com o laser Pro Collagen. “Com a emprego externa e do laser intraoral Pro Collagen, é provável tratar todas as camadas dos lábios, desde a musculatura até a epiderme, passando também pela derme profunda e superficial. Dessa forma, o calor produzido pelo laser promove o endurecimento e volumização dos lábios, deixando-os maiores, mais firmes e volumoso sem a urgência de nenhum tipo de preenchedor”, explica o dermatologista Dr. Abdo.
“Outrossim, o Pro Collagen V+ reduz as rugas periorais, conhecidas popularmente porquê código de barras, o que não é provável somente com os preenchedores injetáveis. Mas, dependendo da urgência do paciente, o laser também pode ser associado aos preenchimentos para potencialização dos resultados, promovendo volume aos lábios de forma oriundo com uma menor quantidade dessas substâncias”, afirma.
Revitalização labial
Também dá para revitalizar a região dos lábios com tecnologias que não usam a virilidade da luz, porquê o laser. “Em consultório, a experiência HydraFacial Perk Lábios é realizada com a exclusiva tecnologia roller-flex, que, por meio de sucção à vácuo, promove uma limpeza e esfoliação suave enquanto deposita na pele da região um poderoso sérum nutritivo e hidratante, que, em seguida o tratamento, é levado pelo paciente para ser aplicado em mansão, assim contribuindo para prolongar e melhorar gradualmente os resultados do procedimento”, explica a dermatologista Dra. Ana Macedo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
O resultado, que pode ser visto imediatamente, são lábios mais sedosos, hidratados e brilhantes, além de um efeito volumizador temporário. Para apostar em efeitos duradouros, o Dr. Paolo sugere o Lip Lift, ou lifting labial. “Essa é uma cirurgia plástica minimamente invasiva capaz de volumizar, levantar e rejuvenescer os lábios, consequentemente melhorando a simetria facial. O grande diferencial da técnica está justamente no vestuário de proporcionar resultados definitivos, ao contrário dos preenchedores de ácido hialurônico, que possuem efeitos temporários”, diz o cirurgião plástico.
A técnica, segundo o profissional, também é indicada para combater o afinamento e o enrugamento dos lábios, que ocorrem com o envelhecimento. “Na incerteza sobre qual o procedimento ideal para você, o melhor a fazer é buscar ajuda médica. Ele [o profissional] poderá realizar uma avaliação aprofundada da estética da face para recomendar a melhor opção no seu caso”, finaliza o Dr. Paolo Rubez.
Por Guilherme Zanette
[ad_2]