Perder o cabelo é alguma coisa que realmente pode afetar a autoestima e despertar várias preocupações, ainda mais com a quantidade de informações falsas que contribuem para que diversos mitos sobre a doença se espalhem. Ligada ao hormônio testosterona, a calvície, ou calvície androgenética, atinge principalmente os homens.
De convenção com um levantamento feito pela Uebel, referência mundial no ponto, houve um propagação de 20% de homens antes dos 30 anos com problemas de calvície durante os últimos cinco anos. Pensando nisso, a Omens – plataforma dedicada à saúde e ao bem-estar dos homens – separou uma lista com mitos e verdades sobre a calvície. Confira!
1. O consumo quotidiano de refrigerantes pode aumentar o risco de calvície?
Verdade. O consumo exagerado dos açúcares presentes nos refrigerantes pode resultar na danificação dos vasos sanguíneos que irrigam o epiderme peludo, aumentando o risco da queda de cabelo em até 57%, de convenção com um estudo feito pela Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China.
2. Unicamente homens mais velhos são atingidos pela calvície?
Mito. Apesar de os homens mais velhos serem os mais acometidos, adolescentes também são comumente afetados. A calvície não é causada pelo envelhecimento, porém, quanto mais velho, maior sua chance de ser afetado por ela.
3. Raspar a cabeça evita a calvície?
Mito. É geral ver homens raspando a cabeça mal começam a notar a perda de cabelo, a termo de estimular o propagação dos fios. Raspar a cabeça pode resultar na irritação do epiderme peludo e levar ao promanação de fios ainda mais finos, correndo o risco de deixar a calvície ainda mais aparente.
4. A sustento afeta o cabelo?
Verdade. Uma dieta equilibrada é a chave para a saúde em universal. Uma vez que a saúde capilar também depende da atuação de alguns nutrientes específicos, a falta de vitaminas pode ser extremamente prejudicial.
5. Calvície é legado genética?
Verdade. A legado genética exerce grande influência para o desenvolvimento de calvície. De convenção com pesquisadores, se a mãe ou o pai é assaltado pela exigência, há 50% de chance de o rebento ter também. Caso os dois sofram com o problema, há 75% de influência.
6. O uso de boné pode motivar calvície?
Mito. O uso de boné não tem influência na calvície, todavia bonés apertados bloqueiam a circulação sanguínea que estimula o propagação do cabelo. Caso o cabelo seja oleoso, é provável suceder uma descamação do epiderme peludo, o que prejudica a saúde dos fios.
Por Amanda Sandoval