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Da desolação pós-apocalíptica da série “The Last of Us” aos glamorosos destinos europeus vistos nos filmes de James Bond, uma natividade de inspiração para viagens vem ganhando popularidade, agora que as restrições impostas por conta da pandemia estão sendo removidas: os mundos fictícios do cinema e da televisão.
O “set-jetting” –uma proposta que brinca com a teoria contida na sentença “jet-set”—, influenciará a escolha de destinos de viagem levante ano, dizem os analistas. O número de buscas referentes a locais de filmagem dos filmes e programas de TV disparou, e a expectativa é de que o entretenimento se torne a principal natividade de inspiração para os viajantes, de consonância com pesquisas de empresas de viagens online uma vez que a Expedia.
Em resposta, locais turísticos, operadoras e até mesmo produtoras estão se esforçando por oferecer novas experiências que permitam que as pessoas se envolvam com os seus mundos ficcionais favoritos. O governo da província de Alberta, no Canadá, está preparando um planta de locais de filmagem que os devotos de “The Last of Us” poderão visitar viajando de coche.
Mas talvez não haja coisa alguma tão imersiva e extravagante quanto uma novidade série de excursões privadas que usam James Bond uma vez que tema.
Elas incluem um trajectória em subida velocidade pelo rio Tâmisa usando uma lancha igual à utilizada no filme “007 – O Mundo Não é o Bastante”; uma viagem de iate pelas águas ao largo da Côte d’Azur, e até o cassino de Monte Carlo, em um navio uma vez que o usado em “007 Contra Goldeneye”; e um passeio de helicóptero sobre os picos nevados dos Alpes, na Áustria, onde “007 Contra Spectre” foi filmado, em companhia de Chris Corbould, um veterano dos efeitos especiais.
As pessoas se sentem tão atraídas pelas locações dos filmes quanto pelas tramas, disse Tom Marchant, um dos fundadores da Black Tomato, uma dependência de viagens que opera em Nova York e Londres e foi contratada pela produtora dos filmes de James Bond, a EON Productions, para festejar o 60º natalício do primeiro filme da franquia, “007 Contra o Satânico Dr. No”, em 2022.
O objetivo das viagens, disse Marchant, era uma mergulho “sem paralelo” no mundo de 007. O dispêndio? A partir de US$ 18,5 milénio (R$ 91,44) por pessoa por uma experiência de cinco noites, e a partir de US$ 73,5 milénio (R$ 363,28 milénio) por pessoa para a experiência completa de 12 dias.
O libido de estar imerso em mundos fictícios também foi percebido por empresas de streaming uma vez que a Netflix, que está expandindo seu calendário de eventos interativos (cujos preços são muito mais acessíveis). Os participantes recebem uma oportunidade de se vestir uma vez que os personagens e de se envolver em linhas de enredo de séries uma vez que “Bridgerton” e “Stranger Things”.
Entre os maiores beneficiários do turismo de tela levante ano, dizem os consultores de viagens, está a cidade de Taormina, na Sicília, onde se passa a segunda temporada de “The White Lotus”, da HBO. Uma excursão temática, com preço de US$ 7,5 milénio (R$ 37 milénio) e uma semana de duração, teve procura tão grande que sua lotação se esgotou com meses de antecedência, de consonância com a Quiiky Travel, uma operadora de turismo que atende clientes LGBTQIA+.
O tráfico na web do site do Four Seasons San Domenico Palace, o hotel que serve uma vez que locação para a série, cresceu em mais de 60% depois que os episódios foram ao ar.
Gravatas-borboletas e champanhe
Já os fãs ardorosos de James Bond procura de adrenalina podem aprender uma vez que reproduzir sequências de luta com Lee Morrison, um coordenador de dublês e macróbio dublê de ação de Craig, em Londres. Ou podem ouvir histórias sobre as filmagens contadas por Carole Ashby, atriz britânica que apareceu em “007 Contra Octopussy” e “007 na Mira dos Assassinos”, em um jantar em Paris.
Eles também poderão se deliciar com as marcas apresentadas no mundo de Bond, incluindo uma visitante a uma oficina de Aston Martins (o coche preposto do espião) em Millbrook, Inglaterra, e uma visitante privada aos vinhedos Bollinger (o champanhe preposto do espião), na lugarejo de Ay, França.
E por termo há a oferta mais luxuosa de excursão: uma viagem de 12 noites chamada The Assignment, com preços a partir de US$ 73,5 milénio (R$ 363,28) por pessoa, que começa em Londres e leva os viajantes a cinco locais da Europa, terminando em Veneza.
Para os fãs do Bond que vivem com orçamentos mais baixos, existem outras opções. Rob Woodford, um ex-taxista no Reino Uno que conduz excursões baseadas em filmes e séries de televisão populares, está prevendo um ano atarefado. As suas excursões temáticas de James Bond tentam incluir elementos da maioria dos 25 filmes da série.
Leste ano, ele está pensando em fazer uma parceria com uma fábrica de lanchas para recriar a cena de suspense de “007 – O Mundo Não é o Bastante”. “Não seria uma boa teoria?”, ele disse, acrescentando: “Todo mundo precisa se reinventar um pouco”.
The New York Times, tradução de Paulo Migliacci
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