Uma empresa de cosméticos que utiliza o jambu porquê natividade para diversos produtos. Esta é a Acmella Beauty, do Amapá, startup que participou do Programa Inova Amazônia. A iniciativa é uma das que são retratadas na websérie do Sebrae sobre o programa de esteio a pequenos negócios da região amazônica.
Mayara Pinho é farmacêutica, doutora em Biotecnologia e proprietária da Acmella Beauty. Ela passou pelo programa em 2022. “A nossa proposta é produzir cosméticos 100% naturais com produtos da região amazônica que podem reunir saúde e qualidade de vida para todas as pessoas”, explicou Mayara. A empresa produz óleos, máscaras faciais, xampus e hidratantes terapêuticos e tem agricultores familiares locais porquê parceiros na extração sustentável. “Isso gera renda, valor confederado ao resultado e visibilidade para a Amazônia”, completa.
Além da história da Acmella, a websérie está abordando as trajetórias de outras sete startups que participaram do Inova Amazônia. São elas: Pé de Árvore, Deveras, Meu Bio6 Sustentável, Gin Luar, D’Amazônia, Biotech Mudas e Hylaea.
Inova Amazônia
O Inova Amazônia é um programa de geração e desenvolvimento de negócios da bioeconomia na Amazônia que visa fomentar o incremento econômico com inovação, sempre em simetria com a natureza. A ação reúne o que há de mais inovador e atuando para promover o desenvolvimento territorial.
Assim, o Sebrae espera estimular os empreendimentos e novos negócios a pesquisar e utilizar, conscientemente, a biodiversidade. Esse incentivo significa juntar ciência e tecnologia para a geração de negócios que buscam o lucro, mas respeitando a natureza e os recursos naturais.
“Passar pelo Sebrae é uma verdadeira faculdade de empreendedorismo. Mentorias, network, marketing, gestão financeira. Me ensinaram a falar de negócios, sendo eu mesma”, apontou Mayara.