[ad_1]
A quantidade de Indicações Geográficas continua a crescer. Já são 102 registros concedidos em todo o país – são 78 Indicações de Proveniência e 24 Denominações de Origem. Dessa vez, o calçado infantil de Birigui e a uva Niágara rosada de Jundiahy, ambas em São Paulo, passaram a inventar a lista. Até o momento, o Sudeste é a região com o maior número de IG (37), seguido pelo Sul (32), Nordeste (17), Setentrião (12) e Meio-Oeste (4).
O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembra que as Indicações Geográficas possibilitam incrementos nos ganhos dos produtores e pequenos negócios das regiões protegidas.
“Apoiá-los no processo de reconhecimento e promoção da IG é o melhor caminho para fortalecer os empreendedores locais, além de gerar renda, serviço, aumento do fluxo turístico e desenvolvimento regional”, comentou.
As Indicações Geográficas foram concedidas pelo Instituto Vernáculo da Propriedade Industrial (INPI) na modalidade de Indicação de Proveniência. No caso de Birigui (SP), com a produção de aproximadamente 59 milhões de pares de calçados infantis por ano, o município foi reconhecido porquê o maior produtor de calçados infantis do Brasil e da América Latina. A primeira indústria do ramo na cidade foi instalada em 1958. Várias obras literárias, artísticas e publicações em jornais foram apresentadas para obter o registro.
Já a Uva Niágara Rosada recebeu o reconhecimento pela produção da fruta específica na região. Em 1933, três cachos rosados de uvas da variedade nasceram em meio aos cachos brancos, pela primeira vez. O vestimenta ocorreu em um bairro localizado na mote entre os atuais municípios de Jundiaí e Louveira (SP) – anteriormente chamada de Jundiahy. A espécie de uva pode ser considerada responsável pelo grande movimento agrícola, mercantil e industrial que transformou os municípios da redondeza.
Indicações Geográficas
Esse registro é conferido a regiões cujos produtos ou serviços são característicos do seu lugar de origem, com identidade própria. São produtos que apresentam qualidade única em função de da saber-fazer lugar e dos recursos porquê solo, vegetação, clima e know-how. O trabalho de estruturação para reconhecimento
é feito pelos produtores em parceria com o Sebrae.
A conquista para ser reconhecida porquê uma IG começa com a identificação do potencial das regiões. O Sebrae atua no diagnóstico, na estruturação e no fortalecimento das IG junto aos pequenos negócios; na fala para geração de envolvente legítimo e econômico favorável para o desenvolvimento das Indicações e do seu território; na promoção e viabilização do aproximação a mercado pelos produtos.
[ad_2]