[ad_1]
São Paulo
O Ara Ketu, uma das bandas mais tradicionais do axé baiano, anunciou nesta terça-feira (30) que iria cancelar sua participação no Carnaval de Salvador.
Um expedido publicado nas redes sociais da filarmónica afirmava que o cachê oferecido pela prefeitura da capital baiana permanece o mesmo desde o Carnaval de 2017 e que o grupo considerou o valor “vexatório”.
Depois a repercussão do caso e protestos dos fãs, a prefeitura de Salvador procurou a filarmónica para tentar renegociar a apresentação.
Renegociação
“O Ara Ketu está sincero para uma conversa”, afirmou a filarmónica ao F5, por meio de sua assessoria de prelo. “Depois a repercussão, a prefeitura marcou uma conversa conosco”, disse o representante. A reunião entre a prefeitura e o grupo de axé deverá intercorrer na próxima quarta-feira (31).
Procurada pela reportagem, a prefeitura da capital baiana afirmou que a filarmónica permanece na programação do Volta Dodô (Barra-Ondina) e que a apresentação está marcada para o dia 8 de fevereiro.
“A Prefeitura de Salvador tem o supremo reverência à filarmónica Ara Ketu e mantém conversa permanente com os representantes da filarmónica, para que façam secção da programação do Carnaval 2024. Na manhã desta terça-feira (30), inclusive, a participação do Ara Ketu foi garantida para a quinta-feira (8), no Volta Dodô (Barra/Ondina)”, afirmou a prefeitura em expedido enviado à prelo.
O representante da filarmónica, no entanto, reforçou que ainda não há contrato assinado. “Houve uma procura da prefeitura de Salvador para retomar a conversa com o Ara Ketu em seguida a sintoma da filarmónica, mas não há zero definido. Conversaremos com os representantes visando a solução da situação e ressaltamos que trabalharemos com transparência com os fãs e a prelo”, afirmou a filarmónica.
Desistência
No expedido inicial publicado pela filarmónica em suas redes sociais, a certeza era de desistência do Carnaval 2024. “Estamos desistindo do Carnaval de Salvador”, dizia a filarmónica na publicação. “No dia 27 de janeiro, fomos surpreendidos, mais uma vez, pela prefeitura de Salvador com um tratamento que desvaloriza a nossa apresentação. 31 anos depois a história se repete”, dizia o expedido.
Na postagem, a filarmónica afirmou que já havia tentado discutir com a prefeitura, mas recebeu “resposta negativa e até vexatório” e foi relegada aos “trios elétricos que sobram, ao horário de desfile lá no término da fileira”. O Ara Ketu está completando 44 anos em 2024.
[ad_2]